Ao mesmo tempo em que alegou defender a Zona Franca de Manaus, Bolsonaro exaltou a exploração mineral como uma alternativa ao modelo. “Ninguém tem o que vocês tem. Vocês tem tudo para ser o estado mais próspero do nosso Brasil. Deus nos deu riquezas minerais, biodiversidade, água em abundância e terras agricultáveis”, afirmou o mandatário.
Conta-se que num determinado ano o ministro da economia ligou para o governador do Amazonas e perguntou se já poderiam tratar da eliminação gradual dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, conforme haviam agendado tempos atrás. O governador disse que ainda não era o momento por que a infraestrutura para atender o Polo Industrial ainda não era adequada
Se Brasília deseja levar a ZFM, precisará trazer soluções que não cabem ao Amazonas tomar sozinho, vez que ele é parte da Amazônia e a Amazônia é pauta da nação brasileira.
A indústria sobreviveu até aqui, e agora está ameaçada por um governo que enxerga o Amazonas e a Amazônia como terras a serem exploradas de forma desordenada.
Deixem-nos trabalhar, pois é o que sabemos fazer para gerar empregos e oportunidades em profusão, ações que ajudam a proteger a floresta e compartilhar seus serviços ambientais com um país chamado Brasil que queremos ver mais unido, mais próspero, integrado e fraterno.