O Brasil se encontra em um momento decisivo, em que é fundamental garantir a ordem e a justiça em diversas esferas. A atuação firme da Justiça Eleitoral no combate ao crime organizado e a urgência de regulamentar e fiscalizar as apostas online são questões que andam lado a lado. Ambas demandam ações coordenadas das autoridades para proteger o processo democrático, o bem-estar social e a recuperação econômica do país.
"'Bioeconomia para quem?' é um convite à ação, a disseminação e ao debate em ambiente comunitário, e até escolar e universitário, na busca de transformar o conhecimento científico em políticas públicas e ações práticas. A bioeconomia, pois, pode ser uma ferramenta poderosa para promover a vida e combater a violência, integrando esforços de diversas áreas do conhecimento e promovendo uma nova era de desenvolvimento sustentável para a Amazônia."
Na Colômbia, dissidentes da FARC usam o desmatamento da Amazônia como tática de negociação em conflitos com o governo, exacerbando a crise ambiental enquanto o país se prepara para sediar a COP16 da biodiversidade.
A COP 30 será a maior vitrine climática da história da Amazônia. A Zona Franca de Manaus — frequentemente caricaturada e subestimada — precisa deixar a concha da defensiva e mostrar ao mundo que já é o maior programa de sustentabilidade tropical em curso no planeta