Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o empreendimento, localizado no norte fluminense, contribuirá para segurança energética do país.
Segundo o ministro, perda de geração hidrelétrica provocada pela estiagem no Centro-Sul equivale ao consumo de energia de uma cidade como o Rio por cerca de cinco meses.
Desmatamento da Amazônia e mudanças climáticas alteram ciclo das chuvas e levam à falta de água nos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, Governo ativa usinas termelétricas, mais caras e poluentes
Hoje, a mineração em terras indígenas é proibida. Em fevereiro de 2020, Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso o Projeto de Lei 191/2020, que pode permitir a mineração, o garimpo e outras atividades dentro de terras indígenas. Com a eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara, o projeto agora é considerado prioritário.
A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.
A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.