Veja quais são os pilares da sustentabilidade e confira sua importância

Você sabe quais são os pilares da sustentabilidade? Trata-se de um relevante conceito para a gestão empresarial eficiente, uma vez que se torna cada vez mais importante que as empresas adotem posturas sustentáveis para o seu desenvolvimento e crescimento no mercado.

O desenvolvimento sustentável pode ser definido como capaz de satisfazer as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.

Se você tem interesse pelo tema e quer conhecer quais são os pilares da sustentabilidade, continue a leitura do post e confira. Não perca!

Quais são os pilares da sustentabilidade?

Para que seja possível se desenvolver de maneira sustentável, uma companhia deve atuar fazendo com que os pilares da sustentabilidade existam simultaneamente e interajam entre si de maneira harmoniosa. A seguir, vamos apresentar detalhes sobre cada um deles.

Social

sustentabilidade social ocorre quando a cultura da empresa respeita seus colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade. Para tanto, é necessário estimular um ambiente saudável e criativo, que tenha relações profissionais e pessoais que sejam favoráveis ao crescimento e à satisfação de todos.

Na prática, os colaboradores devem se sentir parte relevante do grupo, pois eles são os porta-vozes da marca e seus valores, além de também serem um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento do negócio.

Econômico

A sustentabilidade também está diretamente relacionada ao planejamento financeiro. A empresa não deve apenas pensar em lucrar com a oferta de produtos ou serviços, é necessário se certificar que esse lucro respeite o meio ambiente e os trabalhadores.

Nesse sentido, é válido ressaltar que as atitudes sustentáveis também costumam ser benéficas financeiramente, já que elas diminuem o consumo de água, energia e materiais, reduzindo a conta no final do mês.

Ambiental

O desenvolvimento sustentável também deve ser feito corretamente e buscar diminuir ao máximo os impactos no ecossistema. É necessário que a companhia se empenhe em metas claras de desenvolvimento ambiental. Para tanto, o ideal é testar diferentes maneiras de fazer os seus processos e analisar qual apresenta o melhor resultado.

Qual é a importância de conhecer esses conceitos?

Conhecer sobre o desenvolvimento sustentável e, especialmente, saber como colocá-lo em prática no ambiente empresarial é capaz de fazer com que um gestor se destaque, uma vez que esses pilares auxiliam no desenvolvimento do negócio.

Como vimos, o desenvolvimento sustentável conta com diversos benefícios, sendo voltado para o planejamento participativo e para que uma nova organização econômica seja criada. Bem como para o desenvolvimento social das gerações futuras e do presente.

Como se capacitar para gerenciar questões de sustentabilidade?

Os profissionais que desejam garantir o sucesso na administração de questões relacionadas a essa temática devem se capacitar. Para isso, o recomendado é realizar cursos nessa área para complementar o currículo e aprender todas as questões relacionadas ao tema, a fim de alavancar a carreira.

Agora que você já sabe quais são os pilares da sustentabilidade e conhece a importância deles, procure se capacitar na área se você deseja se tornar um gestor alinhado com essa relevante tendência empresarial!

Fonte: HSM

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Composto natural presente no boldo potencializa tratamento da leucemia agressiva, indica estudo

Estudo mostra que composto vegetal pode reforçar o tratamento da leucemia ao aumentar a eficácia da quimioterapia e reduzir efeitos colaterais.

Plantas estão florescendo no inverno no Reino Unido, cientistas culpam crise climática

Floração antecipada no inverno do Reino Unido expõe efeitos da crise climática sobre ciclos naturais e biodiversidade, alertam cientistas.

Conheça 4 benefícios do açaí para a saúde e descubra como consumir a fruta

Descubra os 4 principais benefícios do açaí para a saúde com base em estudos científicos.