Alívio para o Amazonas: rios começam a subir sinalizando final da seca

Após um período prolongado de seca, o Amazonas começa a ver sinais de alívio, com o nível dos rios na região apresentando elevação. Esta mudança, embora ainda lenta, indica um progresso significativo na recuperação dos rios.

De acordo com o Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, das cinco calhas de rio monitoradas, a do Juruá é a única que ainda apresenta instabilidade. Em Itamarati, o nível da água subiu 0,77cm, enquanto em Ipixuna e Guajará foram registradas quedas de mais de 40 centímetros.

Amazonas
Euzivaldo Queiroz / AFP/VEJA

Nos últimos cinco dias, o nível do Rio Negro, um dos principais rios da região, subiu 35 cm em Manaus. A estação de referência do Rio Negro em Santa Isabel do Rio Negro registrou um aumento de 37 cm, enquanto em Barcelos o aumento foi similar. Entretanto, em Nova Olinda do Norte, na foz do Rio Madeira, o nível do rio permaneceu estável.

No Rio Solimões, a estação de referência em Tabatinga registrou um aumento de 22 cm, e em Fonte Boa, uma elevação de 70 cm. Em Manacapuru, na região da foz do rio, foi observado um aumento de 54 cm.

O Rio Purus também demonstrou recuperação, com a estação de referência em Beruri registrando um aumento de 84 cm nos últimos cinco dias, recuperando 1,56 m desde o pico da vazante.

Apesar desses sinais positivos, o Governo do Estado informa que todos os 62 municípios amazonenses permanecem em situação de emergência devido à seca. Até o momento, 598 mil pessoas, ou cerca de 150 mil famílias, foram afetadas pela seca.

Este levantamento dos níveis dos rios é crucial para acompanhar a evolução da situação hídrica no Amazonas, uma região que enfrenta desafios únicos devido à sua biodiversidade e importância ecológica.

*Com informações Segundo a Segundo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.

Após 10 anos, Brasil atualiza lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção

Nova lista atualiza cenário das espécies aquáticas ameaçadas no Brasil e reforça medidas contra sobrepesca, poluição e perda de habitat.

A Amazônia no limite invisível do carbono – Entrevista com Niro Higuchi

Entre a ciência e a incerteza, os sinais de que a floresta pode estar deixando de ser aliada do clima exigem mais do que medições: exigem discernimento político.

Compostos de copaíba-vermelha inibem entrada e replicação do coronavírus, diz estudo

Estudo revela que compostos da copaíba-vermelha inibem o coronavírus e reforçam o potencial da biodiversidade brasileira.