Água, símbolo da cidadania

“Seguimos no caminho do diálogo com a população, atuando com foco na sustentabilidade e com os esforços de uma equipe qualificada não apenas no quesito técnico, mas sobretudo no lado humano. Cada família que agora tem água em casa é um degrau a mais no objetivo de continuar colocando Manaus como a cidade grandiosa que ela é.”

Por Thiago Terada
___________________

A água e o saneamento básico são direitos de todos. É com esse sentimento que completamos quatro anos de atuação em Manaus. Nossa busca constante pela excelência rendeu resultados que colocaram a capital amazonense no topo das cidades do Norte e Nordeste que mais investiram em saneamento, além da implantação de 150 mil metros de rede de água, que chegaram a 93% dos imóveis da cidade.

Mais do que um aniversário, portanto, este número simboliza responsabilidade e uma experiência que diariamente acumula lições e descobertas a partir da interação com as pessoas.

Temos, assim, a oportunidade de olhar a população e entender a magnitude do comprometimento operacional. O objeto de nossa atividade diária é a gestão da água e do esgotamento sanitário, em sistema de concessão municipal.

O nosso trabalho também é fincado na compreensão das diferentes realidades que caracterizam uma mesma cidade. Em quatro anos, Manaus passou a ser conhecida como a capital brasileira da Tarifa Manauara, ou seja, um passo à frente nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde o primeiro ano da concessionária, investimos R$ 600 milhões em obras e melhorias operacionais em todas as regiões da Manaus. E descobrimos que as pessoas humildes sequer tinham Código de Endereçamento Postal, o CEP que permite o exercício mínimo de cidadania, tanto na aquisição de um telefone móvel à prestação, como conseguir formalizar os serviços de energia e água potável.

Ao conceder desconto de 50% no valor da fatura da água e do esgoto, a Tarifa Manauara tem ajudado a resgatar o exercício da cidadania e, mais do que isso, melhorou os indicadores de saúde na capital. Batemos a marca de cem mil famílias que recebem o benefício, o que representa um número aproximado de 500 mil pessoas alcançadas.

Seguimos no caminho do diálogo com a população, atuando com foco na sustentabilidade e com os esforços de uma equipe qualificada não apenas no quesito técnico, mas sobretudo no lado humano. Cada família que agora tem água em casa é um degrau a mais no objetivo de continuar colocando Manaus como a cidade grandiosa que ela é.

Thiago Terada Aguas de Manaus edited
Thiago Terada é diretor-presidente da Águas de Manaus, empresa do Grupo   AEGEA
Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Congresso derruba veto e mantém benefícios a pequenos geradores de energia renovável por mais 20 anos

A nova lei estabelece diretrizes para a geração offshore (em alto mar) no Brasil, incentivando o uso de fonte de energia renovável, como a eólica e a solar. 

Greenwashing, ESG e a Amazônia Industrial: hora de liderar com integridade

"A Amazônia Industrial não pode mais ser refém do silêncio ou...

Economia regenerativa: um novo caminho para o Amazonas

"61 municípios do interior do Amazonas poderão ter como...

Veneno que cura? Toxina de escorpião da Amazônia combate células do câncer de mama

O estudo identificou na toxina do escorpião da Amazônia uma molécula com ação eficaz contra células de câncer de mama, apresentando resultados comparáveis aos de um quimioterápico tradicional.

Estudante brasileiro cria produto biodegradável para substituir isopor com resíduos de mandioca e araucária

As novas bandejas feitas com resíduos de mandioca se destacam por sua rápida degradação: levam apenas um mês para desaparecer completamente na natureza