Regiões com maior concentração de população negra têm menos acesso à energia elétrica

Mapeamento do Instituto​ Pólis demonstrou que a distribuição de energia elétrica nos domicílios do Brasil segue um padrão de raça e classe. A notícia é da Agência Pública, que teve acesso exclusivo ao estudo: “Justiça Energética nas cidades brasileiras, o que se reivindica”.  A pesquisa foi realizada nas cidades de Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) e constatou que as localidades onde há menor acesso à energia e maior interrupção no fornecimento — pobreza energética — são regiões onde a maioria da população é negra e de baixa renda.

Energia Elétrica

A situação é tão grave que 22% dos brasileiros estão tendo que deixar de comprar alimentos básicos para pagar a conta de luz. A crise hídrica e o uso de termelétricas também foram outros motivos do aumento dos custos.

A reportagem aponta que 11,4% dos domicílios brasileiros sofrem com a pobreza energética.  Enquanto isso, ainda há regiões sem acesso à energia. De acordo com dados do PNAD de 2019, mais de 141 mil domicílios brasileiros não têm acesso à energia. Na Amazônia Legal são 990 mil pessoas – segundo dados do IEMA de 2019. Soluções? O Instituto Pólis, conforme a matéria, propõe a tarifa progressiva, que pode reduzir em 59,3% em média os gastos dos mais pobres, ao cobrar um pouco mais dos grandes consumidores de energia.

Texto publicado originalmente em CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.