Ministro do Turismo anuncia reduzir custos de passagens para Amazônia

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou uma iniciativa ambiciosa durante uma sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado na última terça-feira, 23 de abril. O projeto, denominado “Open Sky” (Céu Aberto), tem como objetivo principal aumentar a frota de aviões comerciais operando na Amazônia Legal, uma medida que pode transformar o cenário atual de transporte aéreo na região.

A Amazônia Legal, conhecida por sua vasta extensão e baixa densidade populacional, enfrenta desafios significativos no que diz respeito à mobilidade aérea. Com poucas aeronaves disponíveis, os moradores e visitantes da região sofrem com preços de passagens elevados, limitando severamente a acessibilidade e o desenvolvimento turístico e econômico.

Para combater essa situação, o projeto “Open Sky” propõe a criação de acordos comerciais com países do Mercosul — Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai — permitindo uma maior liberdade no tráfego aéreo. A ideia é que esses acordos operem sob o princípio de reciprocidade, uma estratégia diplomática que garante que as aeronaves de cada país participante possam voar para o Brasil, e reciprocamente, as aeronaves brasileiras possam operar nos países parceiros.

CelsoSabino Turismo CamaraDosDeputados ComissaoDeTurismo 1 848x477 1
Sérgio Lima /Poder360

“Nós adotamos a reciprocidade, então nós fazemos acordos de aviação civil com países que permitem que nossos aviões voem lá, e os deles voem aqui”, explicou Sabino, detalhando o funcionamento do acordo. Esta abertura do espaço aéreo não apenas aumentaria o número de voos disponíveis, mas também incentivaria a entrada de novas companhias aéreas no mercado, potencialmente baixando os custos das passagens aéreas e elevando a qualidade dos serviços oferecidos.

O projeto já passou por várias etapas de aprovação, recebendo pareceres favoráveis de todos os ministérios relevantes, com o Itamaraty realizando os últimos ajustes. Segundo o ministro, esses ajustes são cruciais para que o projeto seja encaminhado para avaliação final do Congresso Nacional.

A sessão também contou com a presença do senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da comissão, que destacou os benefícios esperados da implementação do “Open Sky”. “A proposta vai aumentar a concorrência e vai fazer os preços caírem, além de elevar o serviço prestado”, afirmou Castro.

Turismo
Foto divulgação

Se aprovado, o projeto “Open Sky” não só facilitará o trânsito entre os países do Mercosul e o Brasil, mas também promoverá uma maior integração econômica e cultural.

Para a Amazônia Legal, a expectativa é de que essa nova política traga um aumento significativo no turismo, maior integração com o restante do país e uma notável melhoria na qualidade de vida de seus habitantes por meio de um acesso mais fácil e econômico ao transporte aéreo.

*Com informações PODER 360º

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

“O futuro do Amazonas está no interior”, afirma Marcelo Pereira ao projetar o pós-Reforma Tributária

Na primeira parte desta entrevista, “Podemos ser engolidos, Marcelo Pereira apresentou um...

Pesquisa questiona capacidade das florestas de armazenar carbono no futuro 

Estudo mostra que florestas podem armazenar carbono abaixo do previsto, mesmo quando árvores seguem absorvendo CO₂ pela fotossíntese.

Nova tecnologia converte luz solar, água e CO₂ em combustível de forma autônoma

Fotossíntese artificial avança com dispositivo sem bateria que transforma luz solar, água e CO₂ em combustível solar.

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% e atinge marca histórica

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% em maio, aponta Inpe, em queda histórica no início da estação seca.

Amazônia das eleições

"Temos terras raras, petróleo, água e muitas outras potências,...