Pesquisa mede emissão de óxido nitroso nos biomas brasileiros

Uma pesquisa inovadora conduzida pelo Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) está analisando a emissão de N2O (óxido nitroso) na Amazônia e no Pantanal. Este gás, conhecido por agravar a destruição da camada de ozônio, é emitido principalmente através do solo de áreas alagadas nos dois importantes biomas brasileiros.

Segundo o último relatório da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a temperatura global pode aumentar até 2,6ºC até o final do século, com o óxido nitroso sendo um dos contribuintes. Esse aumento de temperatura é amplificado pelo efeito estufa, no qual gases como o N2O retêm a radiação solar, aquecendo a Terra.

Na Amazônia, alterações nos padrões de chuva e o avanço do desmatamento podem intensificar a seca em algumas áreas, enquanto outras podem experimentar inundações inéditas. Esses fenômenos são exacerbados pelo efeito estufa, destacando a importância do estudo das emissões de N2O

óxido nitroso
Floresta amazônica, meio ambiente, preservacão ambiental, madeira, desmatamento, em Manaus | Sérgio Lima

Gabriela Cugler, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFF, destaca a necessidade de compreender o papel das florestas naturais na produção de N2O. O estudo aborda diferentes cenários amazônicos, analisando a emissão do gás em condições de seca e alagamento. Para isso, são realizados quatro experimentos, dois em campo na Amazônia e no Pantanal e dois em laboratório, focados na Amazônia.

O objetivo é entender como as variações de água influenciam a emissão de N2O, um gás menos discutido, mas altamente relevante para a dinâmica climática global. A pesquisa busca preencher uma lacuna importante no entendimento das emissões de gases de efeito estufa por florestas naturais.

Esta pesquisa da UFF é fundamental para compreender melhor as complexas interações entre os biomas naturais e as mudanças climáticas, oferecendo insights valiosos para políticas ambientais e esforços de conservação

*Com informações Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.