Na sétima edição do Prêmio Melhores ONGs o Idesam foi destacado na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade, estando entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. O evento celebrou o impacto e a excelência das ONGs no país, com várias organizações sendo premiadas por suas contribuições significativas em diversas categorias e estados.
“A palavra ONG também significa pessoas que ajudam a sociedade a resolver problemas.” Este foi o pensamento expresso por Alexandre Mansur, diretor do Instituto O Mundo Que Queremos, durante a abertura da sétima edição do Prêmio Melhores ONGs. A cerimônia ocorreu no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo. O Idesam se destacou na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade, sendo também reconhecido entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. A cerimônia contou com a presença de figuras importantes como Paola Bleicker, Carlos Koury, Rosângela Melo, e Larissa Mahall.
“Essa honraria é resultado da dedicação, profissionalismo e o propósito de cada pessoa da nossa equipe idesânica, comunidades, empreendedores, parceiros, apoiadores e doadores. É motivo de muito orgulho, porque temos a certeza de que estamos no caminho certo – e, por outro lado, sabemos que teremos, agora, uma responsabilidade extra, de seguirmos na busca da excelência nos processos, transparência, comunicação e impacto, além da oportunidade de incentivo à cultura de doação e investimentos sustentáveis”
celebrou Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam.
O Idesam, atuante na Amazônia Legal desde 2004, é reconhecido pelo seu trabalho em conservação e desenvolvimento sustentável. Além disso, é qualificado como Oscip e tem sido repetidamente listado entre as melhores ONGs do Brasil, recebendo também o Prêmio Empreendedor Social 2022.
O Prêmio Melhores ONGs
O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto O Mundo que Queremos e o Instituto Doar, é um dos eventos mais aguardados do setor terciário anualmente. Este prêmio, desde sua criação em 2017, tem como objetivo reconhecer e iluminar o trabalho essencial das ONGs no Brasil, orientando doações e incentivando boas práticas e gestão eficiente no setor social.
As 100 melhores ONGs do ano, conforme anunciado pela organização, estiveram presentes para receber seus troféus. Além disso, foram destacadas as 10 melhores ONGs de pequeno porte, bem como as melhores por categoria e estado. A cerimônia completa está disponível no Youtube do Futura.
As 10 melhores ONGs de pequeno porte incluem diversas organizações, como Associação Nariz Solidário, Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação, Instituto Bold, entre outras. Adicionalmente, as melhores ONGs por estado foram reconhecidas, abrangendo instituições como Instituto Mandaver em Alagoas, Plan International Brasil no Maranhão, e muitas outras.
Melhores ONGs
Por fim, as ONGs também foram premiadas por suas causas específicas, como Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Local, entre outras. Organizações como a Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU) e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) foram reconhecidas por suas contribuições significativas em suas respectivas áreas.
As 10 melhores de pequeno porte
- Associação Nariz Solidário
- Associação Terceira Via
- Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental
- FreeHelper Soluções Sociais
- Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE)
- Instituto Bold
- Instituto Social Agatha
- ONG Luz de Sophia
- Associação Casa Arte Vida Assistência Social
- Soul Bilíngue
Melhores por estado
- Alagoas: Instituto Mandaver
- Amapá: Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS)
- Bahia: Instituto Para Um Mundo Melhor (IMMEL)
- Ceará: Instituto Povo do Mar (IPOM)
- Distrito Federal: ABRACE
- Espírito Santo: Instituto Ponte
- Maranhão: Plan International Brasil
- Minas Gerais: Providens – Ação Social Arquidiocesana
- Mato Grosso: Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá
- Mato Grosso do Sul: Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
- Pará: Projeto Saúde & Alegria (CEAPS)
- Paraíba: Associação Cultural Pisada do Sertão
- Pernambuco: Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+)
- Piauí: Amare
- Paraná: União dos Escoteiros do Brasil
- Rio De Janeiro: Agência do Bem
- Rio Grande Do Sul: Casa do Menino Jesus de Praga
- Santa Catarina: Bombeiros Voluntários de Joinville
- São Paulo: Instituto Verdescola
Melhores por causa
- Assistência Social: Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU)
- Cultura: Fundação Observatório do Livro e da Leitura
- Desenvolvimento Local: Instituto Novo Sertão
- Direitos Humanos: Plan International Brasil
- Educação: Associação Vagalume
- Esporte: Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente (EPROCAD)
- Filantropia, voluntariado e apoio à sociedade: Associação Junior Achievement do Rio de Janeiro
- Geração de renda: Associação Aliança Empreendedora
- Meio Ambiente: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM)
- Saúde: Instituto do Câncer Infantil
Comentários