“Esse é um momento muito relevante para que o Pará possa ver concretizado um projeto histórico para a estrutura logística do nosso Estado. Isso representará investimentos, geração de empregos, desenvolvimento para vários municípios ao longo do trajeto do projeto e, claro, agregando logística ao nosso Estado”, disse o Helder Barbalho em encontra na China.
O governador do Pará, Helder Barbalho, o presidente adjunto da Communications Construction Company (a maior construtora da China), Sun Liqiang, e o vice-presidente Executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio, assinaram ontem (14) um memorando de entendimento que prevê investimentos de R$ 10 bilhões na Ferrovia do Pará.
A assinatura ocorreu durante um encontro entre as autoridades em Pequim, capital da China, e foi referendada pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do país asiático, Xi Jinping.
Helder detalhou que os investimentos necessários são da ordem de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões), para interligar os municípios de Barcarena, na região nordeste do Estado com municípios do sudeste paraense, como Marabá e Parauapebas, e de lá até a cidade de Açailândia, no Maranhão, com a ferrovia Norte-Sul.
O projeto inicial prevê 515 km de trilhos que devem cortar 12 cidades da região Norte do país. Com isso, novos terminais multimodais tendem a se instalar em municípios do interior do estado para o escoamento da produção de minérios e grãos.
“Esse é um momento muito relevante para que o Pará possa ver concretizado um projeto histórico para a estrutura logística do nosso Estado. Assinamos o projeto para a Ferrovia do Pará. Isso representará investimentos, geração de empregos, desenvolvimento para vários municípios ao longo do trajeto do projeto e, claro, agregando logística ao nosso Estado”, disse o chefe do Executivo Estadual.
Helder Barbalho acrescentou que a Ferrovia do Pará integrada à ferrovia Norte-Sul, hidrovias e portos irá transformar a competitividade do Pará, principalmente para as atividades voltadas à mineração e ao agronegócio.
“É geração de emprego e renda para o nosso Estado. Momento histórico para construir a viabilização e transformar o projeto em realidade para gerar oportunidades ao Pará”, celebrou.
Já o vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio, acredita que a convergência de interesses do Governo do Pará com as empresas brasileira e chinesa são fundamentais para viabilizar o projeto.
“A Vale tem uma parceria histórica com o Estado do Pará e acreditamos que com esse acordo poderemos estudar a viabilidade e fazer grandes projetos de infraestrutura”.
A CCCC é a maior empresa de construção civil na China e investe também em obras de infraestrutura no Brasil. No encontro, o presidente do Conselho disse que a companhia tem interesse em expandir a cooperação com o mercado brasileiro.
Agenda
Desde a última quarta-feira (12), Helder Barbalho integra a comitiva diplomática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China, maior parceiro comercial do Brasil.
Ontem, além da assinatura do Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, o governador se encontrou com diretores da Zhongtong Bus, uma das principais fabricantes chinesas de ônibus, e com Ming Chung Liu, CEO da Nine Dragons Paper, empresa fabricante de papel que demonstrou o interesse em abrir uma planta industrial no Pará.
Fonte: BE News
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