Desde 2016, o artista dinamarquês Thomas Dambo vem criando esculturas gigantes de madeira e espalhando sua arte em diferentes países pelo mundo. Usando materiais reciclados que foram encontrados nas lixeiras da cidade, ele e sua equipe de voluntários conseguem criar projetos divertidos para que todos pensem no lixo como um recurso e não um simples descarte.
Uma das primeiras mostras de arte de Dambo trouxe uma verdadeira caça ao tesouro em Copenhague. Espalhando seis esculturas gigantes de madeira em formato de trolls em uma floresta na cidade, o objetivo de Thomas Dambo era encorajar os moradores a visitarem áreas pouco exploradas na capital dinamarquesa, local onde o artista nasceu e cresceu.
Esculturas feitas de madeira reciclada
Os seis gigantes perdidos na floresta foram feitos com 600 paletes de madeiras, lenhas e uma cerca velha. As obras de arte foram cuidadosamente colocadas em municípios de Copenhague, como: Rødovre, Hvidovre, Vallensbæk, Ishøj, Albertslund e Høje Taastrup.
Para localizar cada uma das peças, é necessário seguir as direções de um “mapa do tesouro” encontrado no site de Dambo ou identificar as pistas em poemas que o artista deixa pelo caminho.
No vídeo abaixo, você consegue ver o trabalho do artista e dos voluntários na criação dos gigantes de madeira:
Algo interessante é que as obras de Dambo interagem com o ambiente. Little Tilde, por exemplo, possui 28 casas para passarinhos se abrigarem quando o inverno chegar. Teddy Friendly está em pé em um lago, estendendo a mão para ajudar as pessoas a atravessar, enquanto Oscar Under The Bridge chama a atenção da criançada por parecer que realmente está segurando a ponte.
Segundo Dambo, “o projeto quer trazer a arte para fora do museu, mostrar os belos e muitas vezes esquecidos pontos da natureza e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência emocionante e diferente”ao meio ambiente
Veja fotos das esculturas gigantes de madeira em Copenhague:
O trabalho do artista não ficou apenas na sua cidade natal. Thomas Dambo já fez peças com materiais reciclados que foram parar em muitos continentes, como: Colorado,
Veja mais fotos deste trabalho impressionante:
Texto foi publicado originalmente por Quanto Custa Viajar
Comentários