“Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela… de fazê-la uma aventura maravilhosa! Portanto ̶ em nome da democracia ̶ usemos esse poder, unamo-nos todos nós! Lutemos por um mundo novo… um mundo bom, que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas só mistificam! Não cumprem o que prometem”.
Charles Spencer Chaplin
Por Gilmar Freitas
___________________
Nós amazônidas, não somos brasileiros descartáveis ou de segunda categoria, merecemos respeito e consideração, temos direito de ser ouvidos na definição de políticas públicas que possibilitem a melhoria das condições de vida na nossa região. Repetimos, incansavelmente, não somos problema para o Brasil, somos solução para o país e para o progresso da nossa região.
É por isso que no dia do sufrágio, precisamos escolher candidatos que priorizem infraestrutura produtiva, educação, conhecimento, inovação e preservação ambiental, questões imprescindíveis para alcançar níveis de crescimento e desenvolvimento socioeconômico compatíveis com a grandeza do Brasil.
Gargalos infraestruturais no escoamento da produção inviabilizam empreendimentos, pois a logística ineficiente e os modais de transporte não são os mais adequados por não respeitarem as características, condições e peculiares de cada região.
O país tem tratado com descaso a educação, não articulando políticas educacionais com as demandas econômicas, que possibilitem a geração de ganhos de escala na produção e potencializem os negócios que favoreça toda a sociedade. O ensino básico é frágil e incapaz de conduzir os alunos da rede pública aos cursos mais concorridos das universidades mantidas pelo governo e a falta do ensino de qualidade distancia cada vez mais o Brasil de outras nações emergentes.
As políticas de inovação devem ser fomentadas para criarmos o nosso próprio modelo de desenvolvimento, proporcionando maior flexibilidade e agilidade, tanto para pesquisa quanto para execução do processo de gestão da inovação, essenciais para impulsionar o progresso, beneficiando consumidores, empresas e todo o conjunto da economia.
É de fundamental importância a necessidade de políticas de preservação ambiental, sobretudo na Amazônia, uma questão não só de sustentabilidade, mas também de respeito à vida na sua forma mais ampla. O descaso e a falta de conscientização da importância da preservação, tanto do governo federal como dos governos estaduais, provocam irreparáveis perdas para todo o mundo, indo na contramão do desenvolvimento de fato sustentável.
Portanto, devemos eleger candidatos que tenham o objetivo de facilitar a sintonia entre governos, universidades, instituições de ensino e empreendedores, estabelecendo novas propostas que possibilitem que o conhecimento seja disseminado em todas as camadas da população, com aproveitamento importante na produção.
Charles Spencer Chaplin, cineasta e comediante inglês no discurso do seu personagem no filme “O Grande Ditador” disse: “Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela… de fazê-la uma aventura maravilhosa! Portanto ̶ em nome da democracia ̶ usemos esse poder, unamo-nos todos nós! Lutemos por um mundo novo… um mundo bom, que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas só mistificam! Não cumprem o que prometem”. Atualíssimo.
Comentários