Crime domina a fronteira do Amazonas, diz Ciro Gomes

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) propõe o zoneamento ecológico e o monitoramento por satélites para proteger a Amazônia contra o desmatamento. Em entrevista à GloboNews na noite desta quarta-feira (27), Ciro afirmou que o crime domina a fronteira do Amazonas e criticou o policiamento insuficiente na região.

“O Amazonas, que é um estado maior que a Espanha e Portugal e um pedaço da Itália juntos, tem duas delegacias da Polícia Federal”, disse.

Ciro relembrou a política de ocupação da Amazônia adotada no governo militar (1964-1985) e avaliou como isso afetou a forma de exploração dos recursos naturais da região.

“Quarenta milhões de brasileiros foram chamados a migrar para a Amazônia não faz muito mais que uma geração, 30 anos atrás. ‘Integrar para não entregar’, lembra do slogan da ditadura? Qual era a condição do amazônida receber o título da terra do Incra? Provar para o Incra que tinha desmatado. De repente, no lapso de uma geração, isso virou crime hediondo”, disse.

O candidato sugere o zoneamento econômico-ecológico com participação de populações tradicionais para definir as áreas que podem ser exploradas e usar ferramentas como crédito, capacitação gerencial, associativismo para grande escala e propaganda como parte de um programa de reconversão econômica.

“Porque esse amazônida tradicional só sabe fazer isto e ele considera isto trabalho honesto: entrar no mato, tirar o mogno, vender, pescar, caçar, desmatar, botar o gado, ele só sabe fazer isso. Nós precisamos reconverter, mostrar que a floresta em pé vale mais que isso”, explicou.

Ciro também considera o monitoramento por satélites. O candidato argumenta que a qualidade das imagens permite ver a extração ilegal de madeira.

“Uma coisa é um cidadão que pega meio hectare e faz uma roça do jeito que os índios faziam, que é desmata, faz a coivara, e queima isso e o satélite sequer vê. Outra coisa é você, em 48 horas, [desmatar] 1 mil hectares. Isso só se faz com máquina”, comparou.

Fonte: Amazonas Atual

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Pesquisa questiona capacidade das florestas de armazenar carbono no futuro 

Estudo mostra que florestas podem armazenar carbono abaixo do previsto, mesmo quando árvores seguem absorvendo CO₂ pela fotossíntese.

Nova tecnologia converte luz solar, água e CO₂ em combustível de forma autônoma

Fotossíntese artificial avança com dispositivo sem bateria que transforma luz solar, água e CO₂ em combustível solar.

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% e atinge marca histórica

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% em maio, aponta Inpe, em queda histórica no início da estação seca.

Amazônia das eleições

"Temos terras raras, petróleo, água e muitas outras potências,...

Os desafios do Amazonas e hora da comunhão de propósitos

Os desafios do Amazonas são grandes demais para projetos individuais e urgentes demais para disputas menores. A hora pede convergência, responsabilidade e comunhão de propósitos