Produtos têm ingredientes produzidos em sistemas agroflorestais, são veganos e zero plástico
A Natura lançou uma nova marca de produtos de beleza e cuidados pessoais. A Biōme é a primeira linha de produtos sólidos da marca e traz fórmulas veganas, altamente naturais e zero plástico. Segundo a empresa, a proposta nasce dentro de uma nova lógica de consumo a partir de soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta.
Com seis anos de pesquisa e tecnologia aplicadas, a produção traz princípios regenerativos ao usar ingredientes derivados de soluções baseadas na natureza, como o óleo de dendê, produzido em sistema agroflorestal pioneiro, e o uso de bioresina, feita a partir de captura de gás metano e aplicada no desenvolvimento de acessório para armazenamento das barras.
A fragrância, criada especialmente para a linha combina uma nota amadeirada de Copaíba, óleo essencial da biodiversidade brasileira, com Vetiver.
Na fase de lançamento, serão comercializados cinco produtos em barra: shampoo de uso diário, shampoo de hidratação, condicionador, sabonete cremoso e sabonete esfoliante. Futuramente, o portfólio deve ser expandido para mais de 20 produtos, também em formato sólido, em diversas categorias.
Óleo de Dendê
O óleo de dendê é um dos dos principais ingredientes de Natura Biōme. O ativo é produzido no primeiro sistema agroflorestal de dendê do mundo, o SAF Dendê. O projeto é uma parceria entre a Natura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), e ao contrário da monocultura, cultiva dendê no Pará de maneira sustentável, combinando a cultura no meio da floresta com a associação de diversas plantas no sistema de produção, como mandioca, banana, pimenta, ingá, cacau, açaí, bacaba e madeiras.
Os tratos culturais nas áreas do SAF Dendê se baseiam no manejo agroecológico sem o uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e uso de biocaldas.
Embalagens e suporte
As embalagens são zero plástico, feitas de papel reciclado e reciclável pós-consumo. Internamente, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis e compostáveis.
O portfólio da marca também inclui um suporte exclusivo para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, um material compostável e biodegradável. O acessório é fruto de uma parceria da Natura com a startup californiana Mango Materials, pioneira no desenvolvimento de novos materiais de impacto positivo para o planeta.
Atualmente, Natura Biōme está à venda na loja-conceito da marca na Oscar Freire, em São Paulo, rua que marcou o primeiro endereço da Natura, em produtos unitários e, futuramente, a granel, um novo formato que permite a customização da compra. A marca, em breve, também estará disponível no e-commerce próprio.
Produtos
Segundo a marca, os produtos em barra de 90g têm um rendimento maior do que as versões líquidas, em embalagens de 200ml. O shampoo em barra, por exemplo, rende 24 lavagens e o líquido, 13 lavagens. Já o condicionador tem rendimento de 111 lavagens na versão em barra e a versão líquida rende 15 lavagens.
“NÃO DÁ MAIS PARA PENSAR EM BELEZA SEM PENSAR NO SEU IMPACTO PARA AS PESSOAS E O PLANETA. AS PESSOAS NÃO TÊM QUE ABRIR MÃO DE QUALIDADE NOS PRODUTOS PARA GERAR IMPACTO POSITIVO NO PLANETA.”
Andrea Álvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura
Os preços dos produtos variam de R$ 19,90 (sabonete cremoso) a R$ 61,90 (condicionador). Os shampoos em barra custam R$ 51,90 (uso diário) e 56,90 (hidratação).
Andrea Álvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, afirma que diferencial de Natura Biōme está nas escolhas pautadas por princípios de regeneração, com o menor impacto ecológico possível e reutilizando os recursos disponíveis.
Fonte: CicloVivo
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