Sem diversificação econômica, descarbonização global deve causar prejuízo trilionário nos petroestados

A dependência econômica de muitos países produtores de petróleo é um dos grandes obstáculos para o processo de descarbonização da economia global. À medida que a transição energética se acelera nos principais mercados, essas nações deverão passar por apertos econômicos, especialmente se não tomarem medidas o quanto antes para diversificar suas economias. Essa é a conclusão de uma análise publicada pela Carbon Tracker, que analisou a situação atual e a perspectiva dos 40 países mais dependentes economicamente da indústria do petróleo para os próximos 20 anos. Segundo o estudo, essas nações poderão sofrer um prejuízo conjunto de mais de US$ 9 trilhões decorrente da queda de receita do setor petroleiro até 2040.

Os países em situação mais vulnerável, de acordo com o levantamento, são Angola, Azerbaijão, Bahrein, Timor Leste, Guiné Equatorial, Omã e Sudão do Sul. Essas nações, majoritariamente pobres, podem perder pelo menos 40% das receitas totais do governo em comparação com sua renda média entre 2015 e 2019. Outro país que deve sofrer perdas consideráveis é a Nigéria, onde mais de 200 milhões de pessoas poderão enfrentar problemas graves como desemprego e cortes nos serviços públicos por causa do desaquecimento da indústria fóssil e da queda na arrecadação governamental. Em todo o mundo, os países produtores de petróleo correm o risco de perder coletivamente US$ 13 trilhões até 2040 em comparação com as expectativas da indústria, uma queda de 51%.

Bloomberg e Financial Times destacaram a análise da Carbon Tracker.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.

Após 10 anos, Brasil atualiza lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção

Nova lista atualiza cenário das espécies aquáticas ameaçadas no Brasil e reforça medidas contra sobrepesca, poluição e perda de habitat.