Conheça 4 benefícios do açaí para a saúde e descubra como consumir a fruta

Produzido majoritariamente na Amazônia, o açaí é estudado por ter propriedades que melhoram a circulação, a memória e a resposta do sistema imunológico.

O açaí conquistou o Brasil e o mundo com seu sabor marcante e versatilidade: pode ser consumido como creme, suco, molho ou até puro, como se faz tradicionalmente na Amazônia. 

A fruta é produzida majoritariamente na Amazônia, que responde por 95% da produção no Brasil, e é tema de diversos estudos científicos que comprovam seus efeitos positivos para a saúde. Veja a seguir 4 benefícios do açaí já reconhecidos pela ciência.

Startups brasileiras apostam em carvão de açaí e energia hídrica como matriz energética sustentável.
Foto: Árvore do açaí/ Giorgio Venturieri/Embrapa

1. Protege o coração e reduz a pressão arterial

Pesquisas brasileiras indicam que a fruta auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo um estudo da Universidade Federal de Uberlândia, publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences, a antocianina presente no açaí atua como vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea e ajudando a controlar a hipertensão.

Outras instituições, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), reforçam que a polpa do açaí também possui propriedades anti-inflamatórias e colabora na redução do colesterol ruim (LDL), prevenindo obstruções nas artérias. A professora Claudine Feio, da Unifesp, lembra ainda que, apesar de calórico, o açaí contém gorduras predominantemente saudáveis – como mono e poli-insaturadas – que beneficiam o sistema cardiovascular, desde que consumido sem açúcar ou aditivos.

2. Atua como antioxidante natural

O poder antioxidante do açaí é um dos aspectos mais estudados pela ciência. A antocianina, responsável pela coloração da fruta, também combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular. Um estudo da UFSC demonstrou que o consumo de 200 ml de polpa de açaí por 30 dias já melhora as defesas antioxidantes do corpo.

Além disso, dados da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) revelam que a fruta contém altos níveis de vitaminas C, E e do complexo B, além de sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Esses nutrientes fortalecem o organismo, aumentam a energia e retardam os efeitos do envelhecimento.

3. Estimula a memória e funções cognitivas

Estudos internacionais também apontam o impacto positivo do açaí no cérebro. Uma pesquisa da Tufts University, nos Estados Unidos, revelou que as antocianinas da fruta ajudam a reduzir o estresse inflamatório cerebral e protegem os neurônios contra danos oxidativos, favorecendo a memória e o aprendizado. Esse efeito neuroprotetor torna o açaí um aliado importante na prevenção de distúrbios cognitivos e no estímulo à saúde mental ao longo da vida.

4. Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício comprovado do açaí é o reforço à imunidade. Isso se deve à presença de polifenóis com ação antiviral e anti-inflamatória, além de uma substância chamada arabinogalactana, capaz de estimular as células de defesa do organismo, conforme afirma estudo da Universidade Estadual de Montana, nos EUA. Combinado a uma dieta equilibrada, o açaí pode ajudar a reduzir a frequência de infecções e melhorar a resposta imunológica do corpo a doenças.

Imagem de açaí puro na tigela.
Foto: Embrapa.

Como consumir para obter os benefícios?

Os especialistas são unânimes: o açaí deve ser consumido da forma mais natural possível. Evite misturas com açúcar, xarope de guaraná ou farinhas, que transformam o alimento em uma bomba calórica e reduzem seus efeitos positivos. A melhor forma de aproveitar as propriedades da fruta é optar pela polpa pura, como é consumida no Norte do Brasil.

Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu é jornalista e mestre em Comunicação. Especialista em jornalismo digital, com experiência em temas relacionados à economia, política e cultura. Atualmente, produz matérias sobre meio ambiente, ciência e desenvolvimento sustentável no portal Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Composto natural presente no boldo potencializa tratamento da leucemia agressiva, indica estudo

Estudo mostra que composto vegetal pode reforçar o tratamento da leucemia ao aumentar a eficácia da quimioterapia e reduzir efeitos colaterais.

Plantas estão florescendo no inverno no Reino Unido, cientistas culpam crise climática

Floração antecipada no inverno do Reino Unido expõe efeitos da crise climática sobre ciclos naturais e biodiversidade, alertam cientistas.

Data centers movidos a combustíveis fósseis desafiam metas climáticas globais e transição energética

Data centers impulsionados por IA elevam uso de combustíveis fósseis e ameaçam metas climáticas globais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Digite seu nome aqui