Os irmãos Thiago e Bruno Rosolem lançaram um projeto pioneiro de bioeconomia no Brasil, transformando o bagaço do caju, antes descartado, em produtos alimentícios nutritivos como hambúrgueres e almôndegas
A iniciativa, em colaboração com a Embrapa, não só aborda um problema ambiental crítico mas também proporciona uma fonte de renda para as comunidades amazônicas, ganhando popularidade entre os consumidores em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
A empresa Amazonika Mundi, liderada por Thiago Rosolem, produz esses alimentos utilizando apenas ingredientes naturais, sem aditivos químicos, alinhados com os princípios da economia circular. A carne de caju, enriquecida com produtos originários da Amazônia como a pimenta indígena assîsî e o óleo de sacha-inchi, tem se expandido no mercado, chegando ao Sul do Brasil e em breve a Minas Gerais.
O projeto surgiu da paixão dos irmãos por alimentação vegetariana e vegana, e a escolha do caju foi inspirada por uma canção de Alceu Valença. Após o “estalo” criativo, eles procuraram a Embrapa, que já estudava formas de valorizar o bagaço de caju. A parceria resultou em uma solução que alia valor econômico e sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental da cajucultura.
Os produtos da Amazonika Mundi são fruto de uma cadeia de produção que beneficia comunidades indígenas e locais, com impactos positivos em áreas como a Terra Indígena Trombetas/Mapuera. A iniciativa promove a conservação da biodiversidade e sustenta centenas de famílias, evidenciando o compromisso dos Rosolem com a bioeconomia e a sustentabilidade ambiental.
Thiago Rosolem destaca que o objetivo do negócio vai além do lucro, visando à restauração da biodiversidade e ao desenvolvimento econômico sustentável das comunidades envolvidas. Com esse projeto, a Amazonika Mundi não apenas inova no setor alimentício mas também contribui para uma mudança positiva no uso dos recursos naturais da região.
Parceria estratégica entre Amazonika Mundi e Embrapa impulsiona inovação em alimentos sustentáveis
Este pacto destaca o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor alimentício, produzindo alimentos como a carne de caju que combinam saudabilidade e responsabilidade ambiental.
André de Souza Dutra, da Embrapa, enfatizou a relevância da sustentabilidade e da saudabilidade no mercado atual, ressaltando a demanda por alimentos ricos em fibras, baixos em gordura e sódio, e livres de conservantes. A proposta da Amazonika Mundi vai ao encontro dessas tendências, oferecendo produtos alinhados com as crescentes preocupações em torno da sustentabilidade e da saúde.
Além de elogiar o sabor excepcional da carne de caju, Dutra convida o público a experimentar esse e outros produtos inovadores no estande da Embrapa na Anuga Select Brazil 2024. Esta feira, uma das mais importantes do setor de alimentos e bebidas, acontecerá no Anhembi, em São Paulo, de 9 a 11 de abril, onde a Embrapa estará localizada no estande F.235, nº 12, oferecendo uma oportunidade única para conhecer de perto as novidades em alimentos sustentáveis que estão moldando o futuro do setor.
*Com informações ESTADÃO
Comentários