Com sua implantação, a expectativa é que sejam abertas inúmeras possibilidades em áreas, tais como, inteligência artificial, processamento de dados, realidade aumentada, big data, entre outras.
Por Roberto Garcia
____________________
FPFtech está preparada para atuar com a nova tecnologia e promover competitividade no ambiente 4.0
O 5G é a quinta geração de redes móveis e de internet, cuja velocidade chega a ser centenas de vezes superior à atual quarta geração. Com sua implantação, a expectativa é que sejam abertas inúmeras possibilidades em áreas, tais como, inteligência artificial, processamento de dados, realidade aumentada, big data, entre outras. Em relação ao meio industrial, a conexão 5G permitirá a troca de informações de uma forma muito rápida e assertiva dentro do ambiente 4.0.
De acordo com projeções do IDC, até 2025, essa tecnologia deve movimentar no Brasil cerca de R$ 130 bilhões. A nova geração de internet móvel promete revolucionar a sociedade elevando o padrão de velocidade e conectividade para empresas e consumidores, e o setor industrial será fortemente impactado pelas transformações, por tornar as fábricas mais inteligentes, aumentando os níveis de produtividade e reduzindo os custos de produção.
Desafios à frente
Entretanto, para que essa realidade seja concretizada, é preciso vencer alguns desafios, tais, como: a falta de estrutura das redes no país continental como o Brasil (apenas 7 das 27 capitais brasileiras estão totalmente aptas e preparadas para receberem a tecnologia 5G); a baixa disponibilidade de recursos para fomentar o ecossistema nacional em torno do 5G; a falta de mão de obra qualificada (programadores e desenvolvedores); e a insuficiência de ambientes que emulem o 5G e permitam a testagem de soluções. Tudo isso sem citar a falta de preparo e de infraestrutura das empresas para conseguirem aproveitar todos os benefícios que a tecnologia 5G pode proporcionar.
Como a rede 5G pode transformar o PIM?
A tecnologia 5G no estado do Amazonas promete uma transformação digital que vai muito além da entrega de uma internet de ultravelocidade com downloads mais rápidos, baixa latência de processamento digital, maior abrangência e melhoria nas conexões de internet em diversos aparelhos, possibilitando melhor integração de sistemas, sendo que os dados gerados são mais confiáveis e contribuem para a tomada de decisão de modo mais assertivo.
Com a chegada do 5G, o Polo Industrial de Manaus (PIM) terá a oportunidade de acelerar ainda mais o processo de inovação tecnológica, além de fomentar e consolidar o processo da implantação da Indústria 4.0, elevar a competividade, economia local e acelerar a Zona Franca de Manaus (ZFM) para a Quarta Revolução Industrial, gerando maior competitividade e expansão das tecnologias de informação e comunicação para diversas áreas, incluindo a agroindústria e a bioeconomia.
Com o novo cenário industrial, debater, discutir e propor parcerias é fundamental para vencer os potenciais desafios e proceder a implantação e consolidação do 5G. Nesse sentido, a FPFtech – Fundação Desembargador Paulo Feitoza é uma das instituições mais preparadas para contribuir para alavancar a tecnologia no PIM.
De acordo com Roberto Garcia, diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPFtech, uma das missões atuais da Fundação é a de preparar o ecossistema regional para as novas possibilidades que as redes 5G trarão para a indústria. “Para se ter uma ideia, as redes 5G funcionam como um habilitador da automação, robotização móvel, veículos autônomos, realidade aumentada, computação a bordo, aprendizado de máquina, gêmeo digital e outras aplicações.
As possibilidades são as mais variadas possíveis e a FPFtech está apta para ajudar as empresas a se adaptarem a essa nova realidade, pois, junto com os nossos parceiros tecnológicos, estamos preparados a dar um suporte diferenciado aos nossos clientes no processo de transformação digital para esse novo ambiente industrial que a tecnologia 5G trará com a sua consolidação”, ressalta.
Para isso, a FPFtech há anos vem se preparando e montando planos de transição para fomentar esse processo de transformação digital, destacando os principais desafios que a indústria local terá que vencer para garantir a competividade no mercado. “A FPFtech vem acompanhando muito de perto todo o processo de transição das indústrias locais, que em sua maioria, não estão sequer preparadas para se conectar às redes convencionais.
Além disso, temos promovido discussões e avaliações em grupos multidisciplinares para ajudar a direcionar qual é a melhor configuração do 5G, privativo ou não. Contudo, ainda não temos tido demanda específica sobre esse assunto, mas temos profissionais preparados para atendê-la, pois esse também é um tema da nossa grade de capacitação para a Indústria 4.0 e temos procurado fazer parcerias com as grandes empresas de telecom, que são especialistas nesta área”, Garcia finaliza.
Sobre a FPF Tech
A FPF Tech é um centro tecnológico genuinamente amazonense com mais de 23 anos no mercado local, focado na pesquisa e desenvolvimento de soluções de software e hardware, capacitação tecnológica através da @etech – Escola Tecnológica Desembargador Paulo Feitoza, capacitação de startups através sua incubadora WIT, programas de responsabilidade social, tecnologias assistivas, biotecnologia, sustentabilidade e produção científica.
Comentários