As terras e paisagens da Amazônia comportam uma grande diversidade de arranjos produtivos, desde aqueles voltados para a exploração extrativista até sistemas agrícolas com elevada demanda de insumos, tecnologias e capital.
Nesta complexidade de arranjos, as ações e políticas de desenvolvimento regional necessitam focar em soluções que permitam ampliar a competitividade dos sistemas produtivos, agregar valor aos produtos das cadeia de produção e promover a conservação dos recursos naturais.
A estes desafios incorpora-se a urgência de gerar empregos e renda para garantir a qualidade de vida das populações amazônicas.
O evento Caminhos da Produção Agroflorestal na Amazônia, tema central do 1o. Workshop de Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia tem como objetivo discutir soluções e propostas para o fortalecimento das cadeias de produção agroflorestais de maior relevância social e econômica da região, abordando os desafios de P&DI e as oportunidades a elas vinculadas.
Está inserido como parte das atividades da iniciativa Zona de Desenvolvimento Sustentável entre os Estados do Amazonas, Acre e Rondônia – AMACRO.
Promovido pelo Núcleo Regional Noroeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, tem como principais realizadores a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Estado de Agricultura de Rondônia (Seagri) / Governo do Estado de Rondônia, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), além da própria Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).
Inscrições
Inscreva-se gratuitamente e submeta suas contribuições técnico científicas para os Anais do Evento.
Fonte: Even3
Comentários