A maior floresta tropical do mundo tem uma participação ínfima no que diz respeito ao mercado global de produtos compatíveis com a floresta. Uma análise da iniciativa Amazônia 2030 mostrou que a Amazônia Legal, que representa quase 1/3 da área de vegetação tropical do planeta, responde por apenas 0,17% das vendas internacionais de produtos alinhados à conservação ambiental da floresta. Hoje, esse mercado movimenta cerca de US$ 200 bilhões, sendo que o Brasil tem uma fatia de US$ 300 milhões – um montante pequeno, mas que pode crescer com iniciativas que priorizem a economia verde e a floresta em pé. Daniela Chiaretti deu mais detalhes sobre esse estudo no Valor.
Um exemplo desse potencial está no principal produto do tipo vendido pela Amazônia brasileira: a pimenta-do-reino. Atualmente, o país exporta em torno de US$ 100 milhões, um valor minúsculo quando comparado com o mercado global desse produto, que movimenta US$ 1,5 bilhão. O líder global é o Vietnã (35% das vendas globais), que consegue a proeza de exportar mais pimenta-do-reino para os EUA, maior mercado mundial, do que o vizinho Brasil (a despeito do território vietnamita total representar apenas 7% de toda a área da Amazônia brasileira). O estudo ressalta que a falta de apoio e de interesse por parte do poder público, associada com gargalos clássicos para o empreendedorismo no Brasil, faz com que o país acabe perdendo competitividade, a despeito de ter condições claras para ampliar sua representatividade nesse mercado.
Fonte: ClimaInfo
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