Indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) estão mobilizando ações para o enfrentamento à pandemia de coronavírus (Covid-19), que afeta o Amazonas, contabilizando 49 casos confirmados e uma morte nesta terça-feira, 24.
As informações foram anunciadas hoje pelo presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, por meio das redes sociais.
“Mais um dia muito agitado e de muitas realizações. Na semana passada, o posto Atem produziu álcool em gel e juntamente com a Magistral, que forneceu as embalagens, está disponibilizando aos postos de atendimento de saúde perto de 20 mil unidades desse produto”, declarou Périco, em vídeo em seu perfil no Instagram.
Outra ação relatada pelo presidente do Cieam visa atender às necessidades de computadores dos pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) para o desenvolvimento de pesquisas de remédio que pode ajudar a combater o coronavírus. “Conseguimos 10 computadores da Positivo, que vão ser entregues para eles”, disse.
Máscaras
Já está em fase de testes, um protetor de face, produzido em impressoras 3D, utilizando um plástico especial (polímero) que impede a contaminação foi desenvolvido e teve seu protótipo apresentado pela Universidade Federal do Amazonas (UEA) na segunda-feira, 23.
De acordo com Périco, a empresa de injeção plástica Tutiplast deverá produzir a máscara criada pela universidade, desenvolvida pelo engenheiro mecânico Aristides Rivera Torres, professor da Escola Superior de Tecnologia (EST) daUEA; e pelos alunos Tânia Ramchandani, discente do curso de medicina, e Ariel Amzalak Eremita, discente do curso de engenharia elétrica.
Comentários