Os números dos últimos 25 anos, combinando a alternância dos governos democratas ou republicanos dos EUA com os governos brasileiros, indicam que a relação entre o partido que governa os norte-americanos e o comportamento do PIB do Brasil, é próxima de zero.
O gráfico a seguir mostra que o PIB brasileiro teve tendências de crescimento ou de diminuição de modos diferentes independentemente de qual governo havia nos EUA. Para montagem do gráfico, foi considerado o ano seguinte ao término de cada mandato em razão do efeito orçamentário, e para 2020 e 2021 as estimativas são do mercado.
De 1997 a 2014 a tendência firme de crescimento passou tanto pelo democrata Clinton quanto pelo republicano Bush tendo FHC e Lula no mesmo período. Continuou crescendo no mandato do democrata Obama e ainda com Obama também declinou, pelo que se atribui ao efeito Dilma.
Volta a crescer ainda com Obama novamente combinado com o final do efeito Dilma e início do governo Temer nos anos 2018 e 2019, este último já com Bolsonaro, porém com orçamento e reflexos de medidas ainda do governo Temer, além dos efeitos imprevisíveis da pandemia.
Ou seja, Biden ou Trump, tanto faz, até porque não temos nada com isto e temos um Brasil soberano para cuidar, incluindo uma Amazônia soberana para gerir!
Comentários