Webinar discute ética e segurança em colaborações jornalísticas na Amazônia

A repercussão mundial de temas relacionados a conflitos na Amazônia tornou essencial a relação entre equipes de reportagem de outras regiões ou países e jornalistas e comunicadores locais. Essa parceria, no entanto, pode envolver tensões éticas da própria profissão. E esse será o tema do webinar organizado pelo Amazon Rainforest Journalism Fund, do Pulitzer Center, Repórter sem Fronteiras e Instituto de Humanidades da UFBA, que acontecerá no dia 27 de outubro.

O evento, intitulado ‘Ética e colaboração jornalística na cobertura de conflitos na Amazônia’, será gratuito e abordará, principalmente, temas ligados à segurança dos profissionais. Alguns deles serão: Como a vulnerabilidade dos jornalistas locais diante dos riscos de represália por parte de grupos de poder; questões de preservação e proteção de fontes ameaçadas de morte; a precarização das relações de trabalho; a ausência de reconhecimento e a manutenção de olhares e relações coloniais na produção jornalística.

O debate terá a participarão dos jornalistas:

— Lilo Clareto (fotojornalista e fixer)
— Sam Cowie (correspondente estrangeiro)
— Mariana Della Barba (editoria, Repórter Brasil)
— Cicero Pedrosa Neto (repórter multimídia, fixer, e colaborador, Amazônia Real)
— Felipe Milanez (professor do IHAC/UFBA e colunista, CartaCapital) – Moderador

Para inscrever-se, acesse o link.

PHOTO 2020 10 20 11 13 20 1 640x360 1

Fonte: Portal Comunique-se

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.