Webinar discute ética e segurança em colaborações jornalísticas na Amazônia

A repercussão mundial de temas relacionados a conflitos na Amazônia tornou essencial a relação entre equipes de reportagem de outras regiões ou países e jornalistas e comunicadores locais. Essa parceria, no entanto, pode envolver tensões éticas da própria profissão. E esse será o tema do webinar organizado pelo Amazon Rainforest Journalism Fund, do Pulitzer Center, Repórter sem Fronteiras e Instituto de Humanidades da UFBA, que acontecerá no dia 27 de outubro.

O evento, intitulado ‘Ética e colaboração jornalística na cobertura de conflitos na Amazônia’, será gratuito e abordará, principalmente, temas ligados à segurança dos profissionais. Alguns deles serão: Como a vulnerabilidade dos jornalistas locais diante dos riscos de represália por parte de grupos de poder; questões de preservação e proteção de fontes ameaçadas de morte; a precarização das relações de trabalho; a ausência de reconhecimento e a manutenção de olhares e relações coloniais na produção jornalística.

O debate terá a participarão dos jornalistas:

— Lilo Clareto (fotojornalista e fixer)
— Sam Cowie (correspondente estrangeiro)
— Mariana Della Barba (editoria, Repórter Brasil)
— Cicero Pedrosa Neto (repórter multimídia, fixer, e colaborador, Amazônia Real)
— Felipe Milanez (professor do IHAC/UFBA e colunista, CartaCapital) – Moderador

Para inscrever-se, acesse o link.

PHOTO 2020 10 20 11 13 20 1 640x360 1

Fonte: Portal Comunique-se

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

5 falas poderosas do Papa Francisco em defesa da Amazônia e do planeta

Descarbonização, ecologia integral, mudanças climáticas, transição energética e a relevância da Amazônia para o planeta foram apenas algumas das pautas defendidas pelo Papa Francisco durante os 12 anos de seu cargo na Igreja.

Na contramão da Petrobras, projeto de lei propõe freio total à exploração de petróleo na Amazônia

O projeto surge como resposta direta aos esforços recentes do Ministério de Minas e Energia para viabilizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente na área polêmica da Foz do Amazonas.

Extrato de planta da Amazônia pode substituir mercúrio do garimpo com eficácia de 80%

O uso do extrato de planta pode reduzir significativamente os impactos sociais e ambientais do garimpo, especialmente na região amazônica.

Estudo acende alerta: pecuária brasileira pode inviabilizar meta de carbono até 2030

Pesquisa mostra que as emissões de gases de efeito estufa pela pecuária brasileiras atingem mais que o dobro do limite assumido pelo Brasil.