“Se um bando de estudantes conseguiu levar milhões de pessoas ás ruas, imagine o que poderíamos fazer juntos se tentássemos”, diz Greta sobre a crise climática

Suzana Camargo

A ativista sueca Greta Thunberg fez uma aparição surpresa no maior festival de rock do Reino Unido, o Glastonbury, uma espécie de Woodstock britânico, que nasceu em 1970, influenciado pelo movimento hippie e do “paz e amor”. Depois do hiato de dois anos sem ser realizado por causa da pandemia, o evento aconteceu no último final de semana.

Diante de milhares de espectadores – 200 mil pessoas eram esperadas nos cinco dias de evento (muitos ficam acampados ali) -, a jovem estudante de 19 anos mandou sua mensagem sobre a crise climática:

“Estamos nos aproximando do precipício… Não deixem que eles nos arrastem mais um centímetro para mais perto da borda”, alertou. “Não só se tornou aceitável que os líderes mintam – é quase o que esperamos que eles façam”, completou ela sob aplausos.

Como em outros discursos, Greta mencionou novamente o conceito de esperança (leia mais aqui).

“Esperança não é algo que é dado a você. É algo que você tem que conquistar. Não pode ser obtido passivamente, esperando que alguém faça alguma coisa. É preciso agir. Sair da sua zona de conforto. E se um bando de estudantes conseguiu levar milhões de pessoas às ruas, imagine o que todos nós poderíamos fazer juntos se tentarmos”, conclamou a multidão.

A ativista lembrou que a mudança climática é a maior crise global da humanidade.

“E devemos falar sobre ela o tempo todo e em todos os lugares, até onde nossas vozes possam ir e ainda mais longe. Precisamos falar sobre isso em matérias, jornais, filmes e músicas; nas mesas de café da manhã, reuniões de almoço, encontros de família; em elevadores e paradas de ônibus; e em lojas rurais… e festivais de música como Glastonbury”.

Greta se tornou uma referência mundial em 2019 quando inspirou milhões de estudantes a irem para as ruas protestar contra a inação de governos para combater a crise climática. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz, escolhida como ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time e homenageada por uma série de outras publicações e entidades, a adolescente não mediu esforços para ressaltar que é preciso escutar a ciência.

greta glastonbury conexao planeta
Greta no palco Pirâmide do Festival Glastonbury

Texto publicado originalmente em Conexão Planeta 27/06/2022

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Eleições 2026: Conheça as propostas dos candidatos à presidência

Eleições 2026: compare as propostas de Lula, Flávio Bolsonaro, Augusto Cury e Ronaldo Caiado para meio ambiente, clima e transição energética.

O BRASIL PRECISA SE PREPARAR PARA O PIOR

“Relatório da Abin aponta nível crítico de pressão dos...

A fumaça chegou antes da prevenção

"O Amazonas conhecia o calendário do fogo, os municípios...

A vida pede passagem

Na Semana Nacional de Trânsito, o BAA adere à...

O clima fora da campanha, a conta dentro de casa

Enquanto a eleição se ocupa do próximo mandato, o El Niño, o desmatamento e os eventos extremos já cobram do país uma fatura bilionária em alimentos, saúde, transporte, energia, educação e infraestrutura