PF investiga assassinato de adolescente Yanomami por garimpeiros

Agentes da Polícia Federal se deslocaram nesta 4ª feira (27/4) até a comunidade Aracaçá, na Terra Indígena Yanomami, palco do bárbaro assassinato de uma adolescente indígena por garimpeiros no começo da semana. De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Considi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, a jovem de apenas 12 anos de idade teria sido raptada e violentada sexualmente por garimpeiros, falecendo depois em decorrência dos ferimentos. Uma criança de três anos, que foi atirada no rio junto com a mãe pelos criminosos, segue desaparecida.

Junto à equipe da PF, fazem parte da comitiva representantes da FUNAI e do Ministério Público Federal (MPF), além de oficiais do Exército e da Força Aérea Brasileira. O acesso à comunidade, localizada na região do Waikas, é bastante difícil, o que exige deslocamento aéreo por avião e helicóptero. Os agentes farão as diligências preliminares na área e permanecerão em campo para garantir a segurança dos indígenas. O Condisi-YY pede também que o corpo da jovem assassinada seja levado até Boa Vista, capital de Roraima, para análise do Instituto Médico Legal.

“As denúncias da situação dramática em que vivem os Povos Indígenas é um pedido de socorro que eles fazem ao Brasil. Porque não adianta mais pedir ao governo. O governo é aliado dos garimpeiros ilegais”, comentou Míriam Leitão n’O Globo. “Como podemos conviver com o extermínio dos Povos Indígenas? Estão matando crianças”.

Enquanto isso, a líder indígena Milena Mura levou até a 21ª sessão do Fórum Permanente da ONU para Questões Indígenas o drama dos povos brasileiros e a omissão criminosa do governo federal no combate ao garimpo ilegal. “A mineração em Terras Indígenas é um genocídio para nós, porque nos afeta diretamente, trazendo impactos ambientais, sociais, pesando em nossas tradições, nossa cultura e costumes”, afirmou Mura, citada pelo CIMI. “Temos nossa paz interior e dentro de nossas aldeias, e a mineração e o garimpo a tiram de nós”.

CNN BrasilEstadãog1O Globo e Metrópoles destacaram a ação da PF na Terra Yanomami. No exterior, a Reuters também repercutiu o caso.

Em tempo: No UOL, Jamil Chade informou que relatores de Direitos Humanos da ONU estão cobrando explicações do governo brasileiro sobre intimidações e ameaças sofridas por representantes indígenas que participaram da Conferência do Clima de Glasgow (COP26), no ano passado. Um dos principais casos é o da líder Alessandra Korap Munduruku, que foi vítima de ameaças depois de se manifestar publicamente contra a política socioambiental do atual governo federal. Ao retornar ao país, Alessandra também foi alvo de ataques, como a invasão e a vandalização de sua casa, bem como o roubo de pertences pessoais.

Fonte: Clima Info

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Duas rodas, novos investimentos e a mobilidade que passa por Manaus

“A expansão das fabricantes no Polo Industrial mostra como...

Petrobras identifica hidrocarbonetos na Foz do Amazonas, mas não confirma petróleo

Petrobras identifica hidrocarbonetos na Foz do Amazonas, mas resultado ainda não confirma petróleo, gás ou viabilidade comercial.

Plantas raras consideradas extintas são reencontradas em Minas Gerais por cientistas

Plantas raras são redescobertas em Minas Gerais após décadas sem registros e serão estudadas para reprodução e reintrodução na natureza.

Aurélio Michiles: “Honestino não é um filme nostálgico. É um alerta”

"Em entrevista ao Brasil Amazônia Agora, Aurélio Michiles define Honestino como...

O PNL 2050 e a logística da desigualdade

"PNL 2050 concentra os principais eixos rodoviários nas regiões...