Pampa é o bioma que mais perde vegetação nativa no Brasil, alerta MapBiomas

O Pampa é o bioma brasileiro que proporcionalmente mais perdeu vegetação nativa nas últimas três décadas. De acordo com dados do MapBiomas, o Pampa perdeu 2,5 milhões de hectares de área verde nativa entre 1985 e 2020, um decréscimo de 21,4%.

Um dos fatores por trás dessa perda está no avanço da agricultura, que ganhou mais de 1,9 milhão de hectares de lavoura nesse período. Atualmente, a atividade agrícola abrange 39,9% do território, bem acima dos 29,9% de 1985. Já as formações campestres ocupam hoje 32,6% do território do Pampa, abaixo dos 46,2% de 35 anos atrás.

“A substituição da formação campestre pela agricultura favorece a perda de biodiversidade e liberação de carbono na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa. Mas é também um desvio de uma vocação econômica natural do Pampa”, alertou Heinrich Hasenack, professor da UFRGS. “Ao contrário da Amazônia ou do Cerrado, onde é preciso desmatar para criar gado, no Pampa a vegetação nativa é um pasto natural, o que permite que a pecuária se desenvolva preservando a paisagem”.

EcoDebateGZHJornal Hoje (TV Globo) e O Globo repercutiram os dados do levantamento do MapBiomas sobre o Pampa.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Veículos elétricos avançam no Brasil, mas infraestrutura ainda é desafio

O Brasil registra avanço nos veículos elétricos, mas a infraestrutura limitada ameaça frear a expansão de mobilidade sustentável no país.

Tripla crise planetária nos oceanos ameaça biodiversidade e comunidades costeiras

A tripla crise planetária nos oceanos já afeta todos os oceanos, com impactos do aquecimento, poluição e perda de biodiversidade.

Nanotecnologia verde: folha de café pode tratar água e combater infecções hospitalares

Estudo mostra que folha de café podem originar nanopartículas com potencial de tratar água contaminada, combater infecções hospitalares e reduzir impactos ambientais

O Amazonas na corrida pelos data centers

"Podemos tentar discutir a estratégia ideal para o Amazonas...