Inmetro e Cieam definem medidas para fortalecer indústrias da Zona Franca de Manaus

Decisões de reunião entre Inmetro e Cieam antecipam expansão de laboratórios, menos burocracia e melhora na infraestrutura para impulsionar o crescimento de indústrias da Zona Franca de Manaus. 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) firmaram compromissos para fortalecer o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), com foco na ampliação de infraestrutura de qualidade e na redução da burocracia para o setor produtivo.

Imagem área das indústrias da Zona Franca de Manaus. Foto: Secretaria Geral de Manaus.
Foto: Secretaria Geral de Manaus.

Em reunião realizada em Brasília, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, recebeu o presidente do Cieam, Lúcio Flávio de Oliveira, para alinhar ações conjuntas. Entre as principais demandas apresentadas pela entidade empresarial está o credenciamento de mais laboratórios no Amazonas, considerado essencial para aumentar a competitividade de indústrias da Zona Franca de Manaus.

O Inmetro se comprometeu a agilizar processos de certificação e a simplificar trâmites regulatórios para produtos, serviços e laboratórios que atuam na ZFM. A Universidade Estadual do Amazonas (UEA), primeira instituição do estado reconhecida pelo Inmetro, será um ponto estratégico na expansão da rede de laboratórios. Investimentos estão previstos para ampliar a infraestrutura da universidade, beneficiando diretamente empresas instaladas no polo industrial.

Outro resultado do encontro foi a definição de que a próxima edição do programa “Diálogo do Setor Produtivo” ocorrerá em Manaus ainda em 2025. A iniciativa tem como objetivo promover debates e encaminhamentos sobre as principais pautas de indústrias da Zona Franca de Manaus, especialmente na área regulatória. 

Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu é jornalista e mestre em Comunicação. Especialista em jornalismo digital, com experiência em temas relacionados à economia, política e cultura. Atualmente, produz matérias sobre meio ambiente, ciência e desenvolvimento sustentável no portal Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Sociobioeconomia: Redes da Amazônia recebem até R$ 11,7 milhões

Redes da Amazônia avançam na sociobioeconomia e poderão receber até R$ 11,7 milhões cada para fortalecer negócios comunitários.

Tornados no Brasil: por que o país é o segundo mais propenso do mundo 

Tornados no Brasil chegam a 81 registros em 2026 e podem bater recorde; entenda a influência do El Niño, das massas de ar e do clima.

Quando a inteligência precisa de território

"A Amazônia precisa decidir se continuará exportando apenas recursos...

Quando a inteligência começa a governar o desenvolvimento da Amazônia

"A Amazônia aprendeu a construir fábricas antes de aprender...

Por que a Zona Franca de Manaus nunca deixa de ser questionada?

“Atravessando governos, reformas tributárias e mudanças profundas na economia...