Ibama apreende 160kg de barbatanas de tubarão no aeroporto de Guarulhos

Em uma operação surpresa no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez uma apreensão significativa na quarta-feira (19). Cerca de 160 kg de barbatanas de tubarão, sem a devida comprovação de origem legal, foram confiscadas do arsenal de um cidadão chinês residente no Brasil.

O Infrator e a Penalidade

O responsável pela carga ilegal, que estava programada para ser enviada para Hong Kong, recebeu inicialmente uma multa de R$ 9.180,00, conforme as leis brasileiras de proteção à fauna. De acordo com o Decreto nº 6.514/2008, é estritamente proibido transportar produtos de origem pesqueira, como partes de animais, sem a devida comprovação de origem legal ou autorização do órgão competente.

Diversas espécies de tubarão são protegidas pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES). A pesca predatória desses animais causa grande pressão sobre suas populações, pois muitas espécies não conseguem se reproduzir em velocidade e quantidade suficientes para acompanhar a demanda comercial.

IBAMA
Foto divulgação

A amostra apreendida será submetida a análise de DNA para identificação das espécies específicas. Dependendo dos resultados, o infrator poderá enfrentar penalidades adicionais, especialmente se as barbatanas forem provenientes de espécies listadas como CITES ou da lista nacional de espécies da fauna ameaçada de extinção.

O Mercado para Barbatanas de Tubarão

Barbatanas de tubarão são um ingrediente bastante valorizado em alguns aspectos da culinária, sendo mais notoriamente usadas na produção de sopas.

A operação bem-sucedida do Ibama foi realizada em parceria com a Polícia Federal, que registrou a ocorrência de forma oficial. A ação destaca o compromisso contínuo das autoridades brasileiras em combater o comércio ilegal de fauna, protegendo as espécies do país da exploração desenfreada.

*Com informações do Canal Rural

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Denis Minev: “A Amazônia não é ré, é credora no balanço ambiental do mundo”

Enviado especial para a COP30 defende nova consciência climática e economia da floresta em pé como base do futuro amazônico e global

Cientistas descobrem vida sob o gelo no Ártico com potencial de capturar CO₂

Estudo revela que a vida sob o gelo no Ártico pode aumentar a fixação de nitrogênio e ajudar o oceano a capturar mais carbono da atmosfera.

Pesquisadores criam plástico de bambu resistente e totalmente biodegradável

Novo plástico de bambu combina alta resistência com biodegradação em 50 dias, surgindo como alternativa sustentável ao plástico tradicional.

Soluções sustentáveis do Idesam beneficiam mais de 3 mil famílias e protegem a floresta em pé

Idesam fortalece comunidades, fomenta cadeias produtivas e conserva 4 milhões de hectares na Amazônia.