Governo do Distrito Federal reabre memorial indígena

Local havia sido fechado após decreto de pandemia e passou por reformas. Memorial também recebeu doação de 8 mil artefatos oriundos de apreensões da Polícia Federal

O Governo do Distrito Federal reabriu esta semana o Memorial dos Povos Indígenas, principal espaço dedicado à cultura de populações originárias brasileiras na capital do país. A construção foi projetada por Oscar Niemeyer e fica em uma das principais avenidas de Brasília, o Eixo Monumental.ebcebc

Durante a pandemia, o memorial foi fechado, assim como diversos outros equipamentos públicos do DF, por conta de restrições definidas pelo Executivo local. Em meio ao período de fechamento, o espaço passou por uma reforma, que envolveu troca de piso, pintura e melhorias nos sistemas de segurança.

Além disso, o memorial recebeu uma doação de 8 mil artefatos oriundos de apreensões realizadas pela Polícia Federal de esquemas de contrabando de objetos e patrimônios de povos indígenas.

A reabertura acontece por meio de uma nova mostra no local, denominada Mais de 12 Mil Anos Nessa Terra. No total, estão disponíveis para visitação do público 300 peças de 15 nações de povos originários.

A mostra vai exibir parte dos 8 mil artefatos doados e traz objetos organizados em quatro modalidades: plumária, cestas, máscaras e cerâmicas. Também serão incluídas na exposição fotos de Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), antropólogo alemão que estudou povos indígenas na América do Sul.

A exposição fica aberta de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.