Governo do Distrito Federal reabre memorial indígena

Local havia sido fechado após decreto de pandemia e passou por reformas. Memorial também recebeu doação de 8 mil artefatos oriundos de apreensões da Polícia Federal

O Governo do Distrito Federal reabriu esta semana o Memorial dos Povos Indígenas, principal espaço dedicado à cultura de populações originárias brasileiras na capital do país. A construção foi projetada por Oscar Niemeyer e fica em uma das principais avenidas de Brasília, o Eixo Monumental.ebcebc

Durante a pandemia, o memorial foi fechado, assim como diversos outros equipamentos públicos do DF, por conta de restrições definidas pelo Executivo local. Em meio ao período de fechamento, o espaço passou por uma reforma, que envolveu troca de piso, pintura e melhorias nos sistemas de segurança.

Além disso, o memorial recebeu uma doação de 8 mil artefatos oriundos de apreensões realizadas pela Polícia Federal de esquemas de contrabando de objetos e patrimônios de povos indígenas.

A reabertura acontece por meio de uma nova mostra no local, denominada Mais de 12 Mil Anos Nessa Terra. No total, estão disponíveis para visitação do público 300 peças de 15 nações de povos originários.

A mostra vai exibir parte dos 8 mil artefatos doados e traz objetos organizados em quatro modalidades: plumária, cestas, máscaras e cerâmicas. Também serão incluídas na exposição fotos de Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), antropólogo alemão que estudou povos indígenas na América do Sul.

A exposição fica aberta de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O Nobel de Navi Pillay e o avanço da impunidade

"A escolha da jurista sul-africana Navi Pillay recoloca a...

Terras indígenas na mira: o que Flávio Bolsonaro propõe e o que temem os Yanomami 

Flávio Bolsonaro defende exploração econômica de terras indígenas e rejeita demarcações em MT. Mulheres Yanomami alertam para riscos.

Populações de animais selvagens recuam 73% em 52 anos, aponta relatório do WWF 

Relatório do WWF alerta para a perda de biodiversidade: populações de animais selvagens monitoradas recuaram, em média, 73% entre 1970 e 2022.

Da pesquisa à prosperidade, um mutirão de oportunidades entre Amazonas e São Paulo

“A cooperação científica, tecnológica e industrial abre janelas para...

Idesam e Bezos Earth Fund oferecem até R$ 345 mil para tecnologias da Amazônia

Idesam conecta ciência, comunidades e empresas para desenvolver tecnologias com a biodiversidade amazônica, com apoio do fundo de Jeff Bezos.