Um ano de compromisso com a cidadania: reflexões de uma gestão no TCE-AM em 2024

Ao longo deste ano, aprendemos que a eficiência administrativa só é possível com diálogo e colaboração. Trabalhar lado a lado com instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública tem mostrado que o trabalho coletivo é a chave para enfrentar os desafios da gestão no TCE-AM

Completo hoje um ano à frente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), período em que assumimos, como equipe e instituição, a responsabilidade de transformar a administração pública em uma ferramenta a serviço da cidadania. Este compromisso reflete-se em uma gestão focada em transparência, modernização e inclusão, priorizando os segmentos mais vulneráveis da população e garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma ética e eficiente.

Principais Iniciativas e Avanços

Desde o início, enfrentamos os desafios da saúde pública, criando o Comitê de Crise da Saúde, que reúne a Assembleia Legislativa, a Defensoria Pública e o Ministério Público para implementar soluções no sistema de saúde. Essa iniciativa foi fortalecida pelas Blitz TCE, que identificaram irregularidades em unidades de saúde, exigindo correções imediatas. Nosso trabalho nesse setor reflete o compromisso de garantir que cada centavo investido resulte em um atendimento digno e de qualidade.

 gestão no tce-am

Comitê de crise na saúde publica TCE-AM

Outro marco foi a criação da Ouvidoria da Mulher, um canal dedicado a apoiar vítimas de violência, promovendo a igualdade de gênero e dando voz às mulheres. Essa iniciativa vai além do combate à violência, abrangendo também ações para reduzir o empobrecimento feminino, por meio do apoio à capacitação e ao empreendedorismo feminino, promovendo a independência econômica e fortalecendo o protagonismo social e econômico das mulheres.

Foto Divulgacao 29

Ouvidoria da Mulher

Joel Arthus 2 2048x1227 1

Igualdade feminina

A educação recebeu atenção especial com a ampliação da fiscalização sobre os recursos destinados à alfabetização e à infraestrutura educacional, garantindo o uso eficiente do orçamento público. A Escola de Contas Públicas foi expandida para oferecer cursos de capacitação a servidores e gestores públicos, alcançando áreas remotas, como comunidades ribeirinhas e indígenas, graças ao uso da inteligência artificial.

show ecp letreiro 1893488E 5645 4543 9307 FBCF710B48B6

Escola de Contas Públicas

Modernização e Sustentabilidade

A modernização tecnológica foi uma das prioridades da gestão, com a implementação de sistemas de inteligência artificial para auditorias e fiscalização, tornando nossas ações mais precisas e ágeis. A transparência também foi fortalecida com o aprimoramento do acesso às informações públicas, permitindo maior clareza nos processos e decisões do Tribunal.

copia de 65df8bd0b1b42

TCE-AM destacou-se durante o Inova Amazônia, um evento significativo de negócios e bioeconomia que reuniu líderes e autoridades dos nove estados da região amazônica

Na área ambiental, fiscalizamos projetos que promovem a sustentabilidade e o combate a queimadas, além de ações voltadas para a gestão eficiente de resíduos sólidos. Defender a floresta em pé não é apenas uma questão regional, mas um compromisso com o equilíbrio ambiental global. Realizamos também um Seminário de Sustentabilidade, reunindo especialistas e gestores para debater estratégias que aliem preservação e desenvolvimento.

Governança e Parcerias

O combate à corrupção foi reforçado com a adoção da Lei Anticorrupção, promovendo boas práticas de governança e prevenindo desvios de recursos públicos. Além disso, iniciativas como o Projeto de Sensibilização da Ouvidoria aproximaram ainda mais o TCE-AM da sociedade, fortalecendo o diálogo com a população e garantindo maior participação cidadã.

Reconhecemos que a eficiência administrativa só é possível com diálogo e colaboração. Trabalhar em conjunto com instituições como o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros parceiros tem mostrado que o esforço coletivo é a chave para enfrentar os desafios da gestão pública.

Compromisso com o Futuro

Este primeiro ano de gestão no TCE-AM reflete uma administração voltada para a transparência, inovação e sustentabilidade. As ações realizadas, como a promoção da igualdade de gênero, o fortalecimento da educação e a modernização dos processos administrativos, demonstram o compromisso de construir um Amazonas mais justo e equilibrado.

A Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM consolidou-se como um pilar fundamental na capacitação de servidores e gestores públicos. Em 2024, a ECP realizou 78 atividades pedagógicas, incluindo cursos, workshops e seminários, com a participação de quase 7,5 mil inscritos, abrangendo 32 municípios.

IMG 20220720 135146 156

Capacitação gestores

Agradecimentos Especiais

copia de 5e34b862 4481 40c6 8a69 5afef5fca12a 1 scaled.jpg

Ao longo de 2024, as iniciativas do TCE-AM atenderam às demandas imediatas, mas também lançaram bases para um futuro mais inclusivo, ético e sustentável. Renovo aqui minha determinação em continuar trabalhando por um Tribunal de Contas que seja referência de integridade e eficiência, a serviço da população amazonense e do desenvolvimento sustentável da nossa região.

WhatsApp Image 2024 08 20 at 10.08.49

Yara Amazônia Lins
Yara Amazônia Lins
Yara Amazônia Lins é conselheira e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Pós-graduada em Ciências Contábeis pela UFAM e reúne um portfólio robusto em Espírito Publico nos seus mais de 40 anos de serviços prestados ao TCE-AM. Em seu atual mandato tem direcionado esforços, dentro das competências do órgão e da função que ocupa, para maiores realizações de valorização da Amazônia e da preservação do Meio Ambiente.

Artigos Relacionados

III Fórum ESG Amazônia: o Ensaio Geral do PIM para a nova gramática UE-Mercosul

O Polo Industrial de Manaus já tem escala, já tem tradição e já tem um território simbólico que nenhuma outra planta industrial do continente possui. Falta consolidar aquilo que o mundo mais respeita quando o comércio vira régua: método.

Como o acordo com a União Europeia pode ser oportunidade

"Com o acordo com a União Europeia no horizonte, a saída...

Como data centers estão transformando o poder global e o clima na era da IA

Data centers de IA concentram poder, exaurem recursos naturais e ampliam tensões geopolíticas, com impactos socioambientais e climáticos.

O Supremo só se salva se escolher o caminho mais difícil

“E não apenas a opinião pública: as instituições do...

Transição energética: o pacto, a bateria e as parcerias

É um órgão da nova economia: armazena, sustenta, regula, protege. Se a transição energética é o caminho, o armazenamento é a ponte. E ponte não se faz só com metal e química, ela demanda confiança, escala, cadeia de suprimentos, inteligência aplicada, além dos parceiros que tragam mundo para dentro, sem tirar o Brasil de si.