Famílias carentes de Barcelona vão obter energia solar gratuita

Estratégia será instalar pergolados solares em espaços públicos.

Um projeto de energia solar gratuita promete facilitar a vida de famílias de baixa renda em Barcelona, na Espanha. Trata-se de uma iniciativa que vai tornar estruturas públicas em fornecedoras de energia. 

O teste piloto, anunciado por autoridades da cidade espanhola, consiste em criar pergolados solares para gerar energia e instalá-los em áreas públicas. A ideia é que os moradores ao redor, beneficiados pelo programa, possam usufruir da produção energética. Uma das condições de participação é justamente que o cidadão esteja localizado a 500 metros do pergolado.

Além de ajudar a população a reduzir suas contas de energia, o projeto é um bom exemplo de uso eficiente do espaço público urbano para o bem comum. Integra também a política de transição para energias renováveis da prefeitura de Barcelona.

“Este projeto é um dos instrumentos que a Câmara Municipal tem promovido para acelerar a transição energética da cidade. A iniciativa faz parte dos objetivos da Declaração de Emergência Climática de Barcelona, ​​que está comprometida com uma transição justa e com a melhoria do atual modelo de consumo e geração de energia”, afirma a gestão em nota.

Pergolados solares 

O projeto terá início com a instalação de onze pergolados solares – número que pode ser estendido para 20, em uma segunda fase. A expectativa é atender cerca de 1.010 unidades familiares com a iniciativa. Em um segundo momento, a continuação do programa pode fornecer energia para mais de três mil residências.

A cidade, que possui um pergolado solar icônico no Parc del Fòrum (um parque público localizado entre o distrito de Sant Martí em Barcelona e Sant Adrià de Besòs), dará o pontapé inicial em Ronda de Dalt, localizada ao lado do Hospital Vall d’Hebrón. 

energia solar gratuita
Pergolado solar no Parc del Fòrum. | Foto: Prefeitura de Barcelona

Ali, os painéis solares podem abastecer cerca de 40 unidades familiares próximas. Cada residência receberá uma parcela de cerca de 500W de energia solar – a prefeitura estima que isso significa uma redução de 25% nas contas anuais de energia, equivalente a cerca de 200 euros.

As famílias interessadas em participar do programa devem cumprir alguns critérios previamente estabelecidos. Se houver mais pessoas do que o inicialmente previsto, elas serão selecionadas priorizando os critérios de vulnerabilidade e, se necessário, será realizado um sorteio.

energia solar gratuita
Foto: Prefeitura de Barcelona
energia solar gratuita
Foto: Prefeitura de Barcelona

Segundo a gestão da cidade, o grande objetivo é abrir esta iniciativa ao máximo para a população. Mas, antes é preciso dar um passo de cada vez para, enfim, entender se este é um caminho viável para a criação de comunidades autossuficientes energeticamente na capital catalã. 

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

De costas e de cócoras: o novo passivo da Natura e a retórica da regeneração

A Natura decidiu abandonar o conceito de sustentabilidade como norte estratégico e adotar o da regeneração. Em sua recém-lançada Visão 2050, assume o compromisso de ir além da mitigação de impactos, prometendo resultados positivos para os ecossistemas dos quais extrai insumos e para as comunidades que supostamente integra às suas cadeias produtivas. Contudo, por trás da retórica inovadora, o que se desenha é um rebranding de marketing verde que exige cautela — sobretudo quando olhado a partir da Amazônia.

Papagaio-chauá é reintroduzido na Mata Atlântica em projeto de restauração ecológica

O papagaio-chauá, extinto na região, é parte de um projeto que visa restaurar a fauna original da Mata Atlântica.

Amazônia não é laboratório: o marketing regenerativo da Natura no próprio passivo

"Regenerar não é plantar árvores, compensar carbono ou trocar...

Edifícios que capturam CO₂? Cientistas desenvolvem material de construção sustentável e “vivo”

Em testes laboratoriais, o material de construção sustentável demonstrou capacidade de absorver carbono continuamente por mais de 400 dias.

Bicicleta elétrica em 3 minutos: tecnologia sustentável promove mobilidade acessível de baixo impacto

O sistema de transformação de bicicleta elétrica tem chamado atenção do setor de mobilidade sustentável por sua proposta funcional, versátil e potente.