Fachada biofílica abriga pássaros, abelhas e plantas

Estrutura modular cria “microhabitats” para a manutenção de ecossistemas naturais.

Cientistas brasileiros detectaram o declínio de insetos terrestres no Brasil, isto é, abelhas, borboletas, vespas, formigas e besouros. A pesquisa acende um alerta sobre a necessidade de olharmos para estes animais, que são essenciais para as atividades agrícolas assim como para a manutenção ou recuperação de ecossistemas naturais. Entre as estratégias para isso, apostar em estruturas que abriguem os insetos pode ser uma alternativa nas grandes cidades. É o caso de uma proposta de fachada biofílica criada nos Estados Unidos.

Desenvolvida pelo escritório COOKFOX Architects e pela empresa de engenharia Buro Happold, a fachada biofílica é fabricada com terracota e possui, como grande diferencial, espaços para criar microhabitats para abelhas, pássaros e plantas. O protótipo é um módulo empilhável, que filtra a luz solar, mas ainda permite que a iluminação natural adentre os espaços. Ou seja, é o oposto das fachadas comuns que mais funcionam como barreiras impenetráveis.

Toda a estrutura é modular e composta por casulos de terracota que são personalizáveis. Alguns casulos abrigam tubos, com diferentes tamanhos e materiais, e são pensados para que abelhas solitárias possam nidificar. Outros funcionam como armazenamento de água da chuva para irrigação de espécies, que podem ser inseridas para crescer no local. Um terceiro casulo ainda serve para criar o habitat ideal para pássaros.

fachada
Foto: Cookfox

Entre os quesitos técnicos, os módulos maiores, no qual os casulos são encaixados, são feitos de uma cerâmica de alta queima e alta espessura – moldada para produção em grande escala e econômica. A argila também é projetada para suportar ciclos de congelamento-descongelamento, encolhimento durante a fabricação e os rigores das aplicações de fachada.

fachada biofilica
As fachadas podem ficar mais verdes e bonitas. | Foto: Cookfox

Já sobre as vantagens para as cidades, a fachada verdejante poderia educar a população sobre os ecossistemas nativos e a importância de preservar estas pequenas espécies que passam despercebidas no cotidiano urbano.

fachada
Cada estrutura é personalizável. | Foto: Cookfox

O protótipo de fachada foi apresentado durante o Architecture Ceramic Assemblies Workshop (ACAW), um evento, realizado em Nova Yorque, em que profissionais se reúnem para explorar novas ideias de design para a terracota arquitetônica.

fachada biofilica abelhas
Exemplo de como ficaria a fachada aplicada em um prédio.

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Rede de pesca vira negócio de impacto: empreendedora fatura R$ 35 mil por mês com material descartado no oceano

Atualmente, o empreendimento de produtos feitos com rede de pesca já conta com o trabalho de 22 pessoas, incluindo costureiros, gerando emprego e renda para a comunidade local.

A Zona Franca que o Brasil precisa conhecer e defender

“É digno e justo insistir que, na relatoria da...

Inseto que vive só para se reproduzir? Conheça a nova espécie descoberta em MG

A descoberta de uma nova espécie de inseto em uma unidade de conservação reforça ainda mais a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade.

Abelhas sem ferrão ajudam a frear desmatamento na Amazônia e trazer renda por meio da meliponicultura

No bioma amazônico, existem 114 espécies dessas abelhas sem ferrão, representando cerca de 19% das espécies conhecidas mundialmente.

Orçamento 2025: uma ficção contábil em nome da cidadania

"Estamos diante de uma peça que deveria ser técnica...