Espanha bane embalagens plásticas para frutas e vegetais

Decreto elaborado pelo Ministério de Transição Ecológica da Espanha entrará em vigor em 2023

A Espanha decidiu proibir a venda de frutas e vegetais em embalagens plásticas em supermercados. O decreto foi elaborado pelo Ministério de Transição Ecológica da Espanha e entrará em vigor em 2023.

A proibição de embalagens plásticas para frutas e vegetais será aplicada a produtos com peso inferior a 1,5 kg. O decreto também inclui medidas para encorajar os consumidores a comprar frutas e vegetais avulsos.

O objetivo é “combater o uso excessivo de embalagens da maneira mais eficaz”, disse um porta-voz do ministério ao El País, acrescentando que a poluição do plástico “ultrapassou todos os limites”.

Guerra contra o plástico

Além de banir embalagens plásticas para frutas e vegetas, o decreto inclui outras medidas:

  • Tornar 100% das embalagens recicláveis ​​até 2030
  • Proibir a distribuição de copos descartáveis em eventos públicos
  • Reduzir pela metade a venda de garrafas plásticas
plastico frutas vegetais
Foto: Oren Elbaz | Unsplash

Além disso, está previsto na lei regras que obriguem as autoridades a incentivar a instalação de bebedouros em espaços públicos, introduzindo alternativas à venda de bebidas engarrafadas.

Representantes de grupos ambientalistas saudaram a proibição, mas acrescentaram que o governo espanhol não está agindo rápido o suficiente para acabar com a poluição por plásticos. “Bebemos plástico, comemos plástico e respiramos plástico”, disse Julio Barea, do Greenpeace, ao El País.

A medida visa incorporar as regras da União Europeia à legislação espanhola e segue uma legislação semelhante na França que entrará em vigor no próximo ano. Segundo o Ministério de Transição Ecológica, a Espanha gera 1,6 milhão de toneladas de resíduos de embalagens plásticas por ano e recicla menos da metade.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os desafios do Amazonas e hora da comunhão de propósitos

Os desafios do Amazonas são grandes demais para projetos individuais e urgentes demais para disputas menores. A hora pede convergência, responsabilidade e comunhão de propósitos

Super El Niño ganha força no Pacífico e acende alerta climático no Brasil 

Super El Niño pode iniciar entre 2026 e 2027 e ampliar riscos de secas no Norte e Nordeste e chuvas intensas no Sul.

Governo vê risco ambiental em mudanças no Código Florestal e avalia acionar STF

Mudanças no Código Florestal aprovadas pela Câmara acendem alerta sobre riscos à biodiversidade e governo considera levar caso ao STF.

O que sobra da produção de queijo e tofu pode ajudar a combater a crise climática

Pesquisa transforma sobras da indústria alimentícia em esferas biodegradáveis...

Temporal mata 7% dos orangotangos mais raros do mundo em Sumatra

Estudo alerta que os orangotangos mais raros do mundo perderam parte da população após chuvas extremas e deslizamentos na Indonésia.