Diálogos Amazônicos: Reforma Tributária e o tratamento à ZFM

Webinar | Diálogos Amazônicos | FGV

O Brasil carece de uma ampla e profunda reforma do seu sistema tributário. Entre as propostas mais discutidas atualmente tem-se a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019.

Diálogos Amazônicos
Divulgação FGV

A despeito de variações, ambas propõem a introdução do imposto sobre valor agregado (IVA) na tributação sobre o consumo, com cobrança no destino e “por fora”. De outro lado, o Brasil tem diversos regimes tributários especiais e alternativos, como o da Zona Franca de Manaus (ZFM), com suas finalidades definidas pelo Decreto-Lei 288/1967 e posteriormente acolhida pela Constituição Federal de 1988. Como tratar a ZFM na reforma tributária? Quais alternativas possíveis para manter os investimentos e empregos na região amazônica?

Convidamos três grandes especialistas e influenciadores do debate da reforma tributária para nos ajudar a entender esse grande desafio e permitir que o Brasil aperfeiçoe seu caótico sistema tributário.

Inscrição do evento aqui

Local: Youtube FGV

Endereço: Transmissão Online

Data: 27 Fevereiro 2023

Horário: 19:00

Responsáveis: FGV EESP

Convidados:
Luiz Carlos Jorge Hauly 
– Deputado por 7 mandatos, 2 vezes Secretário da Fazenda do Paraná e idealizador da PEC 110/2019
Pauderney Tomaz Avelino – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Eurico de Santi – Professor na FGV Direito, Diretor do CCiF e um dos autores da PEC 45/2019

Moderação:
Márcio Holland – Professor na FGV EESP, Coordenador da Pós-Graduação em Finanças e Economia (Master) e Colunista Broadcast/Agência Estado.
Daniel Vargas – Professor na FGV EESP, Coordenador do Observatório da Bioeconomia da FGV e Coordenador de Pesquisas do GVAgro.

Fonte: Portal FGV

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A floresta produz aquilo que o mercado mais procura

Em uma economia pressionada por guerras, crises logísticas e...

Mais de R$ 92 bilhões do crédito rural chegaram a imóveis com alertas de desmatamento, aponta MapBiomas

Crédito rural somou R$ 92,4 bilhões em imóveis com alertas ambientais, entre 2019 e 2025, segundo levantamento do MapBiomas.

Apreensões de ouro ilegal avançam 830% com novas rotas pela Amazônia

Apreensões de ouro ilegal crescem 830% e revelam novas rotas de contrabando pela Amazônia, sobretudo no Pará e em Roraima.

A Amazônia e a soberania climática do Brasil

"Preservar a Amazônia significa preservar a capacidade do Brasil...

Gilberto Mestrinho e a soberania amazônica, um preceito sagrado

"A defesa da floresta, para o lendário  governador Gilberto...