Diálogos Amazônicos: Reforma Tributária e o tratamento à ZFM

Webinar | Diálogos Amazônicos | FGV

O Brasil carece de uma ampla e profunda reforma do seu sistema tributário. Entre as propostas mais discutidas atualmente tem-se a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019.

Diálogos Amazônicos
Divulgação FGV

A despeito de variações, ambas propõem a introdução do imposto sobre valor agregado (IVA) na tributação sobre o consumo, com cobrança no destino e “por fora”. De outro lado, o Brasil tem diversos regimes tributários especiais e alternativos, como o da Zona Franca de Manaus (ZFM), com suas finalidades definidas pelo Decreto-Lei 288/1967 e posteriormente acolhida pela Constituição Federal de 1988. Como tratar a ZFM na reforma tributária? Quais alternativas possíveis para manter os investimentos e empregos na região amazônica?

Convidamos três grandes especialistas e influenciadores do debate da reforma tributária para nos ajudar a entender esse grande desafio e permitir que o Brasil aperfeiçoe seu caótico sistema tributário.

Inscrição do evento aqui

Local: Youtube FGV

Endereço: Transmissão Online

Data: 27 Fevereiro 2023

Horário: 19:00

Responsáveis: FGV EESP

Convidados:
Luiz Carlos Jorge Hauly 
– Deputado por 7 mandatos, 2 vezes Secretário da Fazenda do Paraná e idealizador da PEC 110/2019
Pauderney Tomaz Avelino – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Eurico de Santi – Professor na FGV Direito, Diretor do CCiF e um dos autores da PEC 45/2019

Moderação:
Márcio Holland – Professor na FGV EESP, Coordenador da Pós-Graduação em Finanças e Economia (Master) e Colunista Broadcast/Agência Estado.
Daniel Vargas – Professor na FGV EESP, Coordenador do Observatório da Bioeconomia da FGV e Coordenador de Pesquisas do GVAgro.

Fonte: Portal FGV

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Amazônia sob ataque: a retórica fiscal e a cegueira estratégica de quem finge não ver o Brasil que trabalha

Enquanto a Amazônia real respira à base de suor, inovação e resistência, a elite fiscal do asfalto — empoleirada em gabinetes climatizados e colunas de opinião no eixo Sul-Sudeste — lança seus veredictos sobre a Zona Franca de Manaus sem jamais pisar no chão da floresta ou no asfalto quente do Distrito Industrial.

Manguezais da Amazônia sofrem com estradas que bloqueiam a água e matam a vegetação

A limitação no acesso à água impede o pleno desenvolvimento dos manguezais da Amazônia, resultando na formação da chamada "floresta anã", composta por árvores de porte muito inferior às que crescem do outro lado da estrada.

Para zerar gases poluentes, petroleiras precisariam reflorestar 5 vezes o tamanho da Amazônia

O dado reforça a urgência de reduzir as emissões de gases poluentes por meio da transição energética, o que inclui a diminuição do uso e exploração de combustíveis fósseis.

Arquitetas do subsolo: ninhos de formigas cultivadoras ajudam a regenerar solos degradados

Os ninhos de formigas da tribo Attini possuem estruturas que desempenham funções ecológicas importantes, como a ventilação do solo, reciclagem de nutrientes e a manutenção da saúde do ecossistema.

Forças Armadas na Amazônia: ciência, soberania e desenvolvimento na era da diplomacia da paz

A presença das Forças Armadas na Amazônia nunca foi apenas uma operação militar. Sempre foi — e cada vez mais precisa ser — um projeto de Estado, de Nação e de futuro. Em tempos de instabilidade geopolítica, mudança climática e pressão internacional sobre os biomas tropicais, o Comando Militar da Amazônia (CMA) reafirma seu papel como guardião não apenas das fronteiras físicas, mas também das fronteiras do conhecimento, da presença institucional e da soberania cidadã.