Comunidade rural se une para recuperar nascente de rio da Bahia

Moradores da Prata, na cidade baiana de Entre Rios, vêm resgatando um antigo sonho perdido com o desmatamento ilegal: o de ter a abundância de água que marcou a origem da comunidade, em 1930.

“Os primeiros moradores cultivavam arroz devido à riqueza hídrica”, diz Maria José Almeida de Jesus, 45 anos, bióloga e presidente da associação de moradores local. Para alcançar novamente esta riqueza, eles realizam a recuperação da nascente de um dos afluentes do Rio Subaúma.

comunidade nascente rio 1
Os resultados já são sentidos pelos moradores. Foto: Acervo Bracell

O trabalho de regeneração e sensibilização é uma parceria com a Bracell e envolve de crianças a idosos da Prata, desde 2014. Para recuperar a nascente do rio, já foram plantadas mais de 1,5 mil mudas nas matas ciliares.

comunidade nascente rio 2
A recuperação da nascente traz qualidade de vida. Foto: Acervo Bracell

A empresa apoia a comunidade promovendo a capacitação das pessoas que participam no projeto. “A gente vem lutando, com a ajuda da empresa, para resgatar nossa nascente e, com o tempo, essa riqueza hídrica”, afirma Maria, que resolveu fazer o curso de biologia para compreender melhor e ajudar ainda mais a comunidade na preservação ambiental.

comunidade nascente rio 3
Maria, à frente, estudou biologia e assumiu a liderança no trabalho com a comunidade pela recuperação da nascente do rio Subaúma. Foto: Acervo Bracell

“A recuperação da cabeceira já é percebida pelos moradores, principalmente em período de seca, e é extremamente importante, porque garante mais uma fonte para as 82 famílias da comunidade, que atualmente precisam do poço artesiano para ter água em suas casas”, informa a bióloga.

Ela acrescenta ainda que o poço é dividido com uma comunidade vizinha e que, em período de escassez hídrica, os moradores recorrem aos pontos de água resultantes do trabalho da recuperação da nascente, como o existente próximo à sua casa.

“Esta água é um bom exemplo do cuidado com este manancial”, pontua ela. Maria acredita que a comunidade terá dias melhores com a regeneração do afluente do rio Subaúma, que tem quase 100 quilômetros de extensão e divide os municípios de Alagoinhas e Aramari.

Múltiplas parcerias

comunidade nascente rio 4
A comunidade cuida e valoriza o rio. Foto: Acervo Bracell

Além do suporte e orientação oferecidos aos moradores da Prata, a Bracell desenvolveu ações em outras 16 comunidades, mobilizando a população para a importância da preservação ambiental por meio de atividades educativas e mutirões de recuperação de matas ciliares e nascentes. A empresa realiza ainda parcerias com o poder público, instituições de ensino e comunidades para mapeamento das áreas a serem recuperadas.

comunidade nascente rio 6 1
Maria festeja o trabalho de recuperação da nascente. Foto: Acervo Bracell

O projeto atua na regeneração de mananciais das bacias dos rios Subaúma, Catu e Sauípe, localizados na região do Litoral Norte e Agreste baiano. Como resultado deste trabalho, já foram iniciadas a recuperação, entre 2017 e 2019, de cerca de 12 nascentes e matas ciliares, com o envolvimento de mais de 1.600 pessoas. Meryellen Baldim, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, informa que a empresa possui em suas áreas aproximadamente 1,2 mil nascentes de rios mapeadas e afirma que todas estão protegidas contra degradação.

Fonte: Ciclo Vivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os saguis que nasceram para ajudar a salvar uma espécie da Mata Atlântica

Espécie de sagui ameaçada de extinção tem dois filhotes no RS. Nascimento integra programa de conservação do sagui-da-serra-escuro.

O consumidor se preocupa, muda de hábito e ainda erra qual produto polui menos – Coluna Negócios Sustentáveis

Uma pesquisa da Bain em cinco países mostra que 90% dos brasileiros se dizem preocupados com o ambiente. Com dois selos amazônicos em construção, o desafio de quem vende a origem da floresta deixa de ser convencer e passa a ser explicar.

Novo mandato de Lula terá Congresso mais hostil à agenda ambiental

Novo mandato de Lula deve enfrentar maior resistência no Congresso para avançar em políticas ambientais e proteger Terras Indígenas.

Conheça o peixe da Amazônia que cria um campo elétrico para “ver” em águas profundas 

Conheça o peixe elétrico da Amazônia descrito no rio Tefé, que usa sinais elétricos para perceber o ambiente em águas profundas e turvas.

Pesquisadores descobrem as rotas de tráficos de animais na Amazônia

Pesquisa sobre o tráfico de animais na Amazônia identifica 137 espécies comercializadas ilegalmente e revela rotas usadas pelos traficantes.