Abraciclo lidera uma série de ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito 2024, promovendo dois pit stops educativos e uma ação de conscientização voltada para ciclistas. A associação também participou da Ação Integrada de Fiscalização e Educação para o Trânsito, organizada pela SENATRAN
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) realizou uma série de ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito 2024, promovendo dois pit stops educativos e uma ação de conscientização voltada exclusivamente para ciclistas. A associação também participou de uma Ação Integrada de Fiscalização e Educação para o Trânsito, organizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e direcionada a motociclistas. A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, teve como tema em 2024: “Paz no trânsito começa com você”.
Participação na Semana Nacional de Trânsito
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, e o diretor-executivo, Sergio Oliveira, participaram da cerimônia de abertura oficial no Ministério dos Transportes, em Brasília, no dia 16 de setembro. Durante o evento, foi anunciada a frase que guiará as campanhas educativas de 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Ações de conscientização para motociclistas
As ações educativas para motociclistas ocorreram nas cidades de Santa Maria (DF), Manaus (AM) e São Paulo (SP). Segundo Marcos Bento, presidente da Abraciclo, esses eventos são essenciais para a construção de uma cultura de segurança viária no Brasil, com foco na adoção de uma condução mais segura e preventiva.
Nos eventos, os motociclistas assistiram a palestras sobre segurança no trânsito, receberam treinamento sobre pilotagem defensiva, incluindo demonstrações de frenagem, e aprenderam noções básicas de primeiros socorros. Também foi oferecida a experiência de usar óculos que simulam os efeitos do álcool, reforçando a importância de não dirigir sob o efeito de substâncias. Mais de três mil motociclistas participaram dessas ações.
A ação da SENATRAN, além da Abraciclo, contou com a participação de diversos órgãos como DNIT, ANTT, Detran-DF e DER-DF. Já em Manaus, o evento teve a parceria do Detran-AM e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), enquanto em São Paulo o apoio veio do CPTran, Corpo de Bombeiros e SAMU.
Ação educativa para ciclistas
No dia 18 de setembro, Abraciclo organizou uma ação para ciclistas no bicicletário de Mauá, na região metropolitana de São Paulo. Considerado o maior bicicletário da América Latina, o local funciona 24 horas e conta com quase 2.000 vagas. Os ciclistas que passaram por lá receberam um kit de sinalização com luzes dianteiras e traseiras para bicicletas, adesivos refletivos e um folheto com QR Code para download do Guia do Ciclista Seguro, que traz orientações sobre segurança viária e cuidados no trânsito.
Além disso, a Abraciclo doou um compressor de ar para a Ascobike, instituição responsável pela gestão do bicicletário de Mauá. A doação foi realizada pelo vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha, que destacou a importância de apoiar instituições que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte diário.
Sobre a Abraciclo
Com 48 anos de história, a Abraciclo representa os fabricantes de veículos de duas rodas no Brasil, contando com 15 associadas. A associação busca promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, atuando em pilares como política industrial, segurança viária e inovação tecnológica. O Polo Industrial de Manaus (PIM) concentra a produção nacional de motocicletas e bicicletas, fazendo do Brasil um dos maiores produtores mundiais em ambos os segmentos. No total, o setor gera 18 mil empregos diretos na região de Manaus.
Comentários