“É essencial que os futuros gestores de Manaus, incluindo a prefeitura municipal de Manaus, priorizem ações integradas, transparentes e efetivas, para enfrentar os desafios da cidade, sempre embasados pelo espírito público e pelo propósito da segurança e bem estar das famílias”
Por Yara Amazônia Lins
___________________
Responsável pela fiscalização na aplicação dos recursos públicos no município de Manaus, queremos registrar preocupações e alertas no enfrentamento dos desafios complexos e urgentes de nossa cidade, a casa comum onde vivemos. Queremos ouvir/conversar/sugerir ações concretas, algumas imediatas, com aqueles que se dispõem ao crivo popular para representação dos interesses da cidadania, ou seja, nossos futuros gestores. Além da violência incrustada no tecido social, a cidade tem sofrido com a precariedade dos serviços públicos que afetam, sobretudo os mais humildes e, entre eles, as mulheres que são chefes de famílias.
Violência urbana e ineficácia dos serviços públicos
A violência urbana, uma atribuição do poder estadual, tem mobilizado o tecido municipal, exigindo nesta esfera providências mais efetivas e colaborativas. Trata-se de uma realidade que precisa ser enfrentada com políticas públicas eficientes que exigem recursos adicionais principalmente porque são questões complexas que exigem mais atenção e mobilização de todos os entes públicos.
Por sua vez, a precariedade do atendimento público agrava ainda mais a situação, especialmente para as mulheres que exercem responsabilidades um duplicidade. E a falta de respostas satisfatórias dos serviços de saúde e assistência social adequados tem agravado o problema e exige revisão das estratégias, gastos, métricas e resultados comprovadamente desfavoráveis a grande parte das famílias manauaras.
Ações e Prevenções Climáticas
Manaus também está a cada dia mais vulnerável a fenômenos climáticos que afetam principalmente as áreas urbanas mais precárias do município. As regiões periféricas, muitas vezes construídas sem planejamento e infraestrutura adequada, sofrem com enchentes, vazantes extremas e episódios dramáticos de deslizamentos. As previsões assustam e nos obrigam a repensar os papéis da ação pública. A imprevisibilidade para enfrentar tragédias, a fragilidade de equipamentos públicos, sobretudo no setor de serviços de saneamento, a gestão precária dos resíduos urbanos, bueiros entupidos, esgoto a céu aberto, expõem o descuido ambiental e agravam danos e riscos para a população.
Sugestões e soluções urgentes
É inadiável trabalharmos em conjunto, na conscientização e na mobilização dos atores do poder público e da iniciativa privada, envolvendo a população para exigir, acompanhar e assim encaminhar soluções para os problemas estruturais de Manaus. Essa mobilização, através de campanhas educativas, que abordem mais os desafios do que a publicidade fulanizada, permitirá a participação de todos, maior conscientização do papel de cada um nesse movimento civil, a melhor maneira de oferecer respostas efetivas aos problemas urgentes.
E essa mudança de mentalidade e comportamento tanto na classe política quanto na sociedade vai fazer toda diferença. Os políticos devem representar o tecido social com ações efetivas que realmente beneficiem a população, enquanto os cidadãos devem cobrar seus direitos e cumprir naturalmente seus deveres e responsabilidades.
Obras relevantes
Um exemplo notável e emblemática de infraestrutura em Manaus é a reconstrução das galerias pluviais históricas, conhecidas como galerias dos Ingleses, como parte histórica do primeiro plano diretor de gestão urbana e ambiental de Manaus. Iniciadas no governo de Eduardo Ribeiro, no final do século XIX, estas galerias são um símbolo e uma patente de engenharia duradoura. Mesmo subterrâneas, ou seja, sem o bônus publicitário da visibilidade eleitoral, são demonstrações inequívocas do espírito público que deve mover a ação pública daqueles que representam a população.
Transparência, eficiência e cidadania
Como instituição pública que responde pela transparência e eficácia da aplicação dos recursos públicos – uma ação fiscalizatória semelhante ao poder legislativo municipal, o TCE-AM tem investido na qualificação técnica dos gestores na busca de transformar investimentos públicos em benefícios da cidadania.
Leia também:
Por tudo isso, é essencial que os futuros gestores de Manaus priorizem ações integradas, transparentes e efetivas, para enfrentar os desafios da cidade, sempre embasados pelo espírito público e pelo propósito da segurança e bem estar das famílias. Nas próximas eleições vamos escolher bem nossos representantes. O povo conhece quem o defende e protege. E sabe separar narrativas de repertório de boas iniciativas. Por isso, cabe a esta Corte, principalmente, promover colaboração entre diferentes setores da Municipalidade.
Vamos trabalhar juntos pela conscientização da população com ralação a seus direitos e responsabilidades, pilares fundamentais para construir uma Manaus mais digna, segura, resiliente e inclusiva, assegurando benefícios, multiplicando as oportunidades e a celebração do bem comum.
Yara Amazônia Lins é conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), possui uma extensa trajetória na Corte de Contas amazonense.
Reconhecida por sua expertise e compromisso com a transparência, Yara é referência na área de controle de contas públicas no Amazonas
Comentários