Os acordos envolvem várias áreas de interesse mútuo, como exploração de petróleo e gás, refino, e até produção de energia renovável e hidrogênio sustentáveis.
A Petrobras revelou nesta quarta-feira (30/8) que selou parcerias com quatro empresas chinesas renomadas em petróleo, energia e engenharia. A estatal brasileira firmou acordos de cooperação com CNOOC, Sinopec, China Energy International Group e Citic.
Com a petroleira CNOOC, a Petrobras assinou um memorando de entendimento visando avaliar oportunidades nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás, refino e indústria petroquímica, entre outras.
Em paralelo, um memorando de entendimento foi assinado com a China Petrochemical Corporation (Sinopec). O acordo abrange segmentos como exploração e produção, refino, comercialização, projetos de transição energética, captura de carbono, entre outros.
Foco em energias renováveis e hidrogênio
A empresa também realizou um acordo de cooperação estratégica com a China Energy International Group, visando avaliar possíveis oportunidades de negócios no Brasil em setores como geração de energia renovável e produção de hidrogênio e amônia sustentáveis.
Com a Citic Construction, empresa de engenharia, a estatal brasileira assinou um acordo de confidencialidade para explorar possíveis oportunidades de negócios e projetos conjuntos, “inclusive a formação de joint-ventures para investimentos no Brasil e no exterior”.
“Os acordos assinados são de caráter não vinculante e, para acompanhar o progresso dos estudos e discussões, serão formados comitês de representantes de cada empresa. Somente após a conclusão das análises técnicas necessárias, potenciais projetos advindos dos acordos assinados terão estimativas oficiais de custo, prazo e retorno, para que sejam futuramente apreciados pelas instâncias de aprovação interna, conforme a governança da companhia”, informou a Petrobras em nota.
Missão na China e outros acordos
Mercado prioritário para a Petrobras, os contratos foram assinados pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, que está em missão à China e se encontrou com líderes de empresas chinesas.
O executivo afirmou que a China é um mercado prioritário para a estatal brasileira e que a empresa planeja retomar suas atividades internacionais.
Na segunda-feira, a Petrobras já havia assinado dois acordos com bancos chineses – o China Development Bank (CDB) e o Bank of China – para, entre outros objetivos, avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono e finanças verdes.
Com informações de EPBR
Comentários