Contando com diversos especialistas com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o co-fundador do Idesam e CEO da Amaz, Mariano Cenamo, a Folha de São Paulo realizará evento para debater o presente e o futuro do governo Lula perante essas que são duas das principais questões do século XXI.
A questão ambiental e climática ocupam hoje a primeira prateleira de importância nas considerações e formulações de políticas públicas para o futuro do planeta e da espécie humana. O Brasil tem um papel mundial importantíssimo por ter metade do seu território coberto pela Amazônia – um grande sumidouro de carbono e detentora de cerca de 20% da biodiversidade terrestre.
Contrariando certo discurso que insiste em opor desenvolvimento e preservação do meio ambiente como práticas contraditórias, existe um ascendente movimento que enxerga na bioeconomia a melhor forma de desenvolver o país com renda e emprego ao passo que mantém a floresta em pé.
O governo Lula possui esses desafios. Como que seu governo lidará com a ascensão do desmatamento, queimadas e garimpo, e se conseguirá – mais uma vez – reduzir tais índices, como já foi feito ao longo dos primeiros mandatos reduzindo quase 80% da taxa de desmatamento.
Debate da Folha
Em novo evento realizado pela Folha de São Paulo, na próxima segunda-feira, dia 15, diversas personalidades relevantes em torno da pauta ambiental debaterão num seminário online e gratuito a atual situação do Brasil e os desafios do novo governo Lula no meio ambiente e na questão climática.
Divididos em duas mesas, a primeira, contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede); a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello; o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini; e o assessor jurídico da Apib, Mauricio Terena discutindo as medidas que o governo Lula tem adotado até o atual momento como também as promessas da área.
Já na segunda mesa, outros quatro debatedores conversarão sobre uma das pautas mais importantes do momento – e do futuro: a Bioeconomia, como também quais medidas serão necessárias para criar um novo modelo de desenvolvimento sustentável que ajude não apenas a preservar o meio ambiente como também desenvolver o país. São eles: a secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, Edel Moraes; o governador do Pará e presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho; a especialista em biodiversidade do Instituto Socioambiental, Nurit Bensusan; e o CEO da AMAZ Aceleradora de Impacto e co-fundador do Idesam, Mariano Cenamo.
A transmissão do evento ao vivo se dará na página da Folha de São Paulo no Youtube: https://lnkd.in/dQ-nDFbn
Informações
Quando: 15 de maio, segunda-feira, às 15h
Mesa 1: O Brasil de volta à cena climática – as 15h
Mesa 2: Bioeconomia e a construção de um novo modelo socioeconômico para o país – as 16:20h
Saiba mais https://lnkd.in/dX7UVd5J
Comentários