Nesse dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, a ONU reiterou alerta sobre a saúde dos bioma. Novo estudo trouxe notícias ruins sobre o impacto das mudanças climáticas e do aquecimento global nos biomas
A Organização das Nações Unidas (ONU) promove esta terça-feira (21) como o Dia Internacional das Florestas — uma ocasião voltada à conscientização sobre causas ambientais. Uma delas é o aquecimento global, que, segundo um estudo da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausana), vem impactando a umidade das árvores e colocando muitas espécies em risco.
O estudo, publicado no periódico Journal of Applied Ecology, mostra que a umidade relativa mais baixa, resultante de temperaturas mais altas, está atrapalhando o processo de transpiração natural das árvores. Conforme apontam os pesquisadores, os efeitos diretos das secas mais frequentes e intensas e das temperaturas mais altas duradouras são agora facilmente visíveis na saúde das árvores.
Vale entender que o clima mais quente e seco está tornando a vida das árvores uma luta, o que é possível notar em suas folhas prematuramente amareladas e galhos secos. Isso as transforma em presas fáceis para insetos e fungos.
“Essas mudanças estão causando secas atmosféricas preocupantes que afetam diretamente a transpiração e as temperaturas das árvores. Tudo isso pode eventualmente representar uma ameaça à sua sobrevivência”, concluem os pesquisadores.
O que acontece é que a diferença entre a quantidade de vapor que o ar pode conter e a quantidade que ele realmente contém está aumentando. Segundo os pesquisadores, isso deixa o planeta mais próximo de condições desérticas do que de florestas tropicais, e pode explicar a rápida deterioração da saúde de muitas árvores.
Uma das preocupações do estudo, pertinentes nesse Dia Internacional das Florestas, é a seguinte: com as estações de crescimento cada vez mais curtas e um eventual aumento das taxas de mortalidade de árvores, os ecossistemas florestais podem eventualmente se tornar incapazes de desempenhar seus papéis essenciais — incluindo a manutenção do clima e, consequentemente, da vida na Terra.
Fonte: EPFL
Comentários