Equipamento criado por inventor permite a autonomia energética de vendedores a partir da geração via energia solar
Na região norte da Nigéria, quiosques de fast food locais são bastante comuns. Para manter seu funcionamento, os vendedores locais normalmente usam pequenos geradores de energia, garantindo comida e bebida para os clientes – e a renda mensal destes trabalhadores.
Para ajudar os empreendedores nigerianos, Usman Dalhatu, CEO da Dalsman Tech, desenvolveu um quiosque movido a energia solar de aparência futurista, chamado iCart Solution. Graças ao trabalho do jovem inventor, os vendedores podem continuar seu trabalho sem a dependência de geradores.
Solução completa
Segundo Dalhatu sua nova invenção pode ser definida como “um carro móvel que é usado para fazer fast food e lanches nas ruas e no campus”. A ideia surgiu quando o inventor viu um vendedor trabalhando à noite e começou a pensar em como poderia ajudá-lo a fazer seu trabalho com mais facilidade.
Apesar de ter como objetivo ajudar os empreendedores de seu país, Dalhatu também fez um “favor” ao meio ambiente, estimulando o uso de energia limpa.
Seu projeto, feito sob medida para os vendedores locais de das marcas Mai Shayi e Indomie, tem uma bateria inversora, fogão, mesa portátil e uma televisão para entreter aqueles que esperam pela comida. Existem também vários compartimentos para armazenamento de alimentos.
Dalhatu explicou que eles usam materiais de origem local na Nigéria para construir os quiosques e levaram cinco dias para produzir um protótipo.
A solução iCart também possui um painel solar lateral que pode ser usado para carregar a televisão e o fogão, fazendo com que funcione com energia renovável e ecologicamente correta. Além disso, poderia desencorajar instalações elétricas e estruturas ilegais por parte de comerciantes.
Histórico de invenções
Esta não é a primeira invenção do jovem empresário. Em 2020, durante a pandemia, ele criou um respirador de emergência portátil. Outra criação de Dalhatu foi uma máquina para limpar as ruas da Nigéria que não deve nada para as opções vendidas por grandes marcas destes equipamentos.
Fonte: CicloVivo
Comentários