IBAMA e PF investigam esquema criminoso que contrabandeava mercúrio por meio do garimpo ilegal

A Polícia Federal e o IBAMA realizaram nesta 5ª feira (1º/12) uma operação para desbaratar um esquema criminoso que contrabandeava mercúrio para utilização em garimpo ilegal em Terras Indígenas na Amazônia. No centro desse esquema, estaria uma empresa sediada em Paulínia (SP), que concentra 90% do mercado de mercúrio no Brasil.

Batizada de “Hermes (Hg)”, a operação investiga fraudes no Cadastro Técnico Federal (CTF), o sistema de controle da importação e do comércio de mercúrio metálico, sob responsabilidade do IBAMA. De acordo com os investigadores, as fraudes aconteceram a partir do lançamento de dados falsos no sistema, o que resultou em créditos virtuais que mascararam a venda e o transporte de mercúrio real para utilização no garimpo ilegal na Amazônia. A estimativa é de que o esquema tenha “esquentado” duas toneladas de mercúrio.

Foram executados cinco mandados de prisão preventiva e nove de prisão temporária, além de 49 de busca e apreensão em municípios nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia. Além dos mandados, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de mais de R$ 1,1 bilhão de bens dos investigados. Agência BrasilFolhag1 e Valorrepercutiram a ação.

Por falar em mercúrio, uma reportagem do InfoAmazonia percorreu os principais pontos de comércio da substância na fronteira entre Brasil e Bolívia e refez o trajeto que resulta na contaminação de solo e rios na região do Tapajós, na Terra Indígena Munduruku. A Bolívia é o maior importador mundial de mercúrio, mas estima-se que metade seja contrabandeada para os países vizinhos, para uso no garimpo ilegal.

IBAMA e PF no desafio para o próximo governo

Em tempo: As ações recentes do IBAMA e da Polícia Federal na região do rio Juruá, no Amazonas, mostram o tamanho do desafio do próximo governo para combater o garimpo ilegal na Amazônia. ((o)) eco destacou como a atividade criminosa está avançando floresta adentro, ameaçando comunidades indígenas e ribeirinhas. 

Texto publicado originalmente em CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

El Niño e a necessidade que fabrica soluções inventivas

"El Niño e a necessidade mostram como crises climáticas...

A Terra entrou em uma temporada de terremotos? Veja o que diz a ciência

Terremotos em diferentes continentes levantam dúvidas sobre a atividade sísmica global; entenda se a sequência indica uma crise.

Fósseis de primatas na Amazônia revelam parentes do maior macaco das Américas

Fósseis de primatas na Amazônia encontrados no Acre revelam parentes dos muriquis e ampliam a história evolutiva dos macacos brasileiros.

Confiança, pertencimento e oportunidades

"Confiança, pertencimento e oportunidades ganham força com a certificação...

Inteligência Artificial em Conversa com Mariana Leite – Episódio 3

Quem será o fornecedor da soberania brasileira em Inteligência...