Em ano eleitoral, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil faz chamado para ampliar a representatividade política dos povos originários
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) convoca lideranças indígenas interessadas em ocupar a política para fazerem seus cadastros na Campanha Indígena. A proposta é fortalecer indígenas com ações de acompanhamento e mentoria, capacitação e suporte àqueles que apresentem interesse, compromisso, e empenho em levar adiante a pauta da representatividade na política, assim como de defesa de direitos e dos territórios indígenas.
As inscrições estão disponíveis no site campanhaindigena.info.
“VAMOS DEMARCAR ESSES ESPAÇOS DE PODER PELA GARANTIA DE UMA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADE MAIS PLURAL E MENOS DESIGUAL.”
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
A chamada que tem como objetivo fortalecer e construir uma rede de lideranças indígenas, com enfoque na identificação de perfis que possam vir a fortalecer o movimento indígena no Brasil, se conectando também com redes de lideranças latinoamericanas.
Aldear a Política
No primeiro turno das eleições municipais de 2020, a Apib identificou 236 candidaturas eleitas de 71 povos indígenas no primeiro turno. Esse foi o maior número de parentes e parentas que conquistaram cargos públicos na história do Brasil.
Em plena pandemia da Covid-19, candidatos e candidatas indígenas enfrentaram a atual crise sanitária e ocuparam cargos nos poderes executivo e legislativo, em 127 cidades de 24 estados, em todas as regiões do país.
O ano de 2020 também foi que teve maior participação indígena nas urnas, foram 2.212 candidatos nos 5.568 municípios do país – representando um aumento de 27% em relação às eleições de 2016.
Clique AQUI para ler o manifesto completa “Aldear a Política da Apib.
Fonte: CicloVivo
Comentários