Apib convoca lideranças indígenas para ‘Aldear a Política’

Em ano eleitoral, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil faz chamado para ampliar a representatividade política dos povos originários

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) convoca lideranças indígenas interessadas em ocupar a política para fazerem seus cadastros na Campanha Indígena. A proposta é fortalecer indígenas com ações de acompanhamento e mentoria, capacitação e suporte àqueles que apresentem interesse, compromisso, e empenho em levar adiante a pauta da representatividade na política, assim como de defesa de direitos e dos territórios indígenas.

As inscrições estão disponíveis no site campanhaindigena.info.

“VAMOS DEMARCAR ESSES ESPAÇOS DE PODER PELA GARANTIA DE UMA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADE MAIS PLURAL E MENOS DESIGUAL.”

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
eleições indígenas
Imagem: Reprodução | Apib

A chamada que tem como objetivo fortalecer e construir uma rede de lideranças indígenas, com enfoque na identificação de perfis que possam vir a fortalecer o movimento indígena no Brasil, se conectando também com redes de lideranças latinoamericanas.

Aldear a Política

No primeiro turno das eleições municipais de 2020, a Apib identificou 236 candidaturas eleitas de 71 povos indígenas no primeiro turno. Esse foi o maior número de parentes e parentas que conquistaram cargos públicos na história do Brasil.

Em plena pandemia da Covid-19, candidatos e candidatas indígenas enfrentaram a atual crise sanitária e ocuparam cargos nos poderes executivo e legislativo, em 127 cidades de 24 estados, em todas as regiões do país.

O ano de 2020 também foi que teve maior participação indígena nas urnas, foram 2.212 candidatos nos 5.568 municípios do país – representando um aumento de 27% em relação às eleições de 2016.

Clique AQUI para ler o manifesto completa “Aldear a Política da Apib.

eleições indígenas
Imagem: Reprodução | Apib

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os saguis que nasceram para ajudar a salvar uma espécie da Mata Atlântica

Espécie de sagui ameaçada de extinção tem dois filhotes no RS. Nascimento integra programa de conservação do sagui-da-serra-escuro.

O consumidor se preocupa, muda de hábito e ainda erra qual produto polui menos – Coluna Negócios Sustentáveis

Uma pesquisa da Bain em cinco países mostra que 90% dos brasileiros se dizem preocupados com o ambiente. Com dois selos amazônicos em construção, o desafio de quem vende a origem da floresta deixa de ser convencer e passa a ser explicar.

Novo mandato de Lula terá Congresso mais hostil à agenda ambiental

Novo mandato de Lula deve enfrentar maior resistência no Congresso para avançar em políticas ambientais e proteger Terras Indígenas.

Conheça o peixe da Amazônia que cria um campo elétrico para “ver” em águas profundas 

Conheça o peixe elétrico da Amazônia descrito no rio Tefé, que usa sinais elétricos para perceber o ambiente em águas profundas e turvas.

Pesquisadores descobrem as rotas de tráficos de animais na Amazônia

Pesquisa sobre o tráfico de animais na Amazônia identifica 137 espécies comercializadas ilegalmente e revela rotas usadas pelos traficantes.