Aeronave estava estacionada em aeroclube na capital do Amazonas. Autoridades não identificaram autores, mas tratam incêndio como criminoso
Um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que estava estacionado no Aeroclube de Manaus foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24). De acordo com a equipe que trabalha no local, dois homens invadiram o espaço e atearam fogo na aeronave. Segundo o portal G1, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4h20 para conter as chamas.
O helicóptero é utilizado em operações do Ibama. Segundo as informações disponíveis, o veículo foi parcialmente danificado: toda a parte frontal ficou deteriorada pelo fogo, e a hélice foi completamente destruída. As autoridades tratam o caso como incêndio criminoso. Os autores não foram identificados até o momento.
De acordo com o portal D24 am, que atua no Amazonas, especula-se que o crime pode ter ligação com a apreensão e o incêndio de balsas do garimpo ilegal no rio Madeira, durante uma operação do Ibama no fim de 2021. Queimar equipamentos e máquinas ligadas ao garimpo ilegal é uma das estratégias do órgão no combate ao problema. O procedimento é regulamentado pelo decreto 6.514 de 2008, cujo objetivo é tornar o delito ambiental oneroso ao infrator.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) critica desde o início de seu governo a permissão para que o Ibama queime equipamentos. Aliado de garimpeiros, o presidente chegou a prometer ao grupo que a norma fosse editada, mas ela segue vigente. O Ibama também vem sofrendo com cortes orçamentários, que minguaram as ações de fiscalização.
Veja vídeo:
Fonte: Nexo
Comentários