Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Diabetes Mellitus (DM) é uma doença grave e crônica, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, ou quando o corpo não é capaz de utilizar efetivamente a insulina produzida. A pré-diabetes pode ser observada em uma classe de indivíduos, nos quais há um aumento dos níveis de glicose no sangue acima do normal e abaixo do diagnóstico de DM.
Dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF) e da Associação Americana de Diabetes (ADA) têm apontado para um grande aumento da prevalência da pré-diabetes e, consequentemente, de DM no Mundo. Esse aumento da prevalência do diabetes está associado aos diversos fatores, principalmente, aos fatores nutricionais, sedentarismo e a obesidade/sobrepeso.
Esses distúrbios metabólicos são caracterizados por resistência à insulina e deficiência dessa. Estudos indicam que a microbiota intestinal desempenha um importante papel na fisiopatologia da obesidade e, consequentemente, da pré-diabetes através de seus efeitos sobre o controle do peso corporal, balanço energético e inflamação. Nesse contexto, a ingestão de probióticos vem mostrando efeitos positivos na modulação da microbiota intestinal e consequente controle da pré-diabetes e diabetes.
Fonte: Ensaios e Ciência
Comentários