Queimadas na Amazônia e no Paraguai encobrem céu em cidades no sul do Brasil

Na 6ª feira (20/8), o céu em muitas cidades do Rio Grande do Sul amanheceu com uma coloração marrom densa. De acordo com a agência meteorológica MetSul, o motivo para isso estava bem distante dali: as queimadas que consomem parte da região central do continente sul-americano, desde o sul da Amazônia até o Chaco paraguaio, geraram uma densa coluna de fumaça que se espalhou para o sul do Brasil.

Nos últimos dias, a situação esteve muito grave no Paraguai: as chamas queimam boa parte do país há dias, impulsionadas pelo tempo seco e pelas altas temperaturas. Em Assunção, o índice de qualidade do ar na 6a feira passou de 300 pontos, no patamar de algumas das cidades mais poluídas do mundo, como Nova Déli e Pequim. A Folha repercutiu a notícia.

Ainda sobre queimadas, o município de Boca do Acre, no sul do Amazonas, convive há mais de uma semana com uma densa nuvem de fuligem causada por incêndios na região. Para os moradores, a situação é dramática: o forte calor interage com o ar seco e poluído, causando problemas respiratórios não apenas para as pessoas, mas também para os animais. O Globo contou essa história.

Em tempo: A Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul estão investigando indícios de crime em incêndios que causaram a destruição de oito pontes entre Corumbá e Porto Murtinho. De acordo com O Globo, testemunhas encontraram galões de combustível perto dos locais incendiados. A região também tem registrado diversos pontos de queimada desde o começo de julho.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Chegou a hora de cuidar de nós

Durante muito tempo esperamos que o restante do país...

Flores venenosas podem inspirar remédios contra dor, câncer e malária

Flores venenosas ajudam cientistas a reproduzir moléculas com potencial para desenvolver medicamentos e soluções agrícolas mais sustentáveis.

Projeto prevê recuperar 600 mil hectares de vegetação nativa

Projeto Restaura Biomas pretende recuperar 600 mil hectares de vegetação nativa nos seis biomas brasileiros até 2030.

Quando a Amazônia deixa de produzir seu próprio alimento

"Na Amazônia, essa escolha ajudará a definir se a...

Idesam divulga selecionados para etapa do Desafio Bioinovação Amazônia

Idesam divulga os 50 selecionados do Desafio Bioinovação Amazônia, que desenvolverão soluções sustentáveis para a sociobiodiversidade.