Quanto ao belo que podemos buscar, passa pela construção da visão de uma cidade que transcenda o automóvel e se aproxime da natureza. Será melhor se o cidadão se sentir integrado com a cidade. Se a comutação diária fosse feita em menos tempo permitiria uma vinculação das pessoas com as suas comunidades, ao invés de perceber as casas como meros dormitórios.
Augusto Cesar Barreto Rocha
_________________________________
Nesta semana acabam as rápidas férias e retornam as aulas da UFAM, onde lecionarei na graduação de Engenharia Civil as disciplinas Sistemas de Transportes e Planejamento dos Transportes, como parte da formação dos Engenheiros que construirão um futuro melhor do que o nosso presente. Terei ainda a oportunidade de participar de um encontro do Ministério Público do Estado sobre Mobilidade Urbana. Esta busca de um mundo melhor é algo que incomoda a muitos. Que bom.
Este webinário de dois dias está com inscrições disponíveis em https://doity.com.br/ceaf-mpam/inscricao e será gratuito. Estou na expectativa de apresentar uma visão sobre a mobilidade urbana bela que poderia ser iniciada em Manaus, por meio do ser humano no centro das reflexões, com condições adequadas para caminhar, para pedalar, com um melhor sistema de transporte de ônibus e assim por diante. Tudo aquilo que se espera de uma cidade moderna e integrada ao seu meio ambiente. Tudo o que ansiamos para Manaus.
Entretanto, muitos de nós ainda temos a visão embaçada e longe do que é o contemporâneo nas cidades. Mundo afora as bicicletas são adotadas para o transporte de pessoas em seu cotidiano, pela praticidade e custo baixo. Mais recentemente também surge uma tendência de circuitos, com 50km ou mais, que são destinados ao lazer – integrando regiões. Por aqui, ainda estamos com o pensamento centrado no automóvel. Há uma grande oportunidade de começar a mudar este quadro.
Quanto ao belo que podemos buscar, passa pela construção da visão de uma cidade que transcenda o automóvel e se aproxime da natureza. Será melhor se o cidadão se sentir integrado com a cidade. Se a comutação diária fosse feita em menos tempo permitiria uma vinculação das pessoas com as suas comunidades, ao invés de perceber as casas como meros dormitórios. Por fim, a transformação digital das cidades, com ajustes nos semáforos e diversos fluxos de veículos em conformidade com o equilíbrio da capacidade das vias, provendo um melhor serviço. São muitos desafios, mas todos com solução bem conhecidas. É só se empregar o que já é conhecido, adaptando à nossa realidade.
___________________________________________________________________________
WEBINÁRIO: “MOBILIDADE URBANA COMO DIREITO DE ACESSO À CIDADE”
O Webinário “MOBILIDADE URBANA COMO DIREITO DE ACESSO ÀS CIDADES” visa a ampliação do conhecimento sobre mobilidade urbana como acesso às cidades, por meio do debate sobre políticas públicas e a compreensão da realidade da cidade de Manaus para a ciclomobilidade.
O Webinário acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto do corrente, das 14h às 16h, com transmissão pelo canal do CEAF no YouTube:CEAF MPAM
1. ANA CARBONI – Diretora Presidenta da União de Ciclistas do Brasil – UCB, integrante da rede Bike Anjo, e Prefeita da Bicicleta pela BYCS, organização Internacional com sede em Amsterdã.
2. AUGUSTO ROCHA – Professor, Doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC.
3. CYRO GAZOLA – Tem experiência de 29 anos na indústria de bens de consumo, acumulada em papéis de liderança e experiências internacionais na Procter & Gamble e funções de presidência/gerência geral na Royal Dutch Philips, Mondelez e Caloi-Dorel Sports.
4. JULIANA COELHO – Mestre em Engenharia de Tráfego, Engenheira Civil, Tecnológa em Estradas, Prefeitura Municipal de Fortaleza.
5. LAURO TAVARES – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas
6. NÁDIA AGUIAR – Advogada, ativista e Coordenadora Geral da ONG Pedala Manaus desde 2011.
7. PAULO STÉLIO – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas
8. RENATA FALZONI – Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie em 1977. Trabalhando como jornalista desde 1978, Renata é precursora da linguagem de videorreportagem na TV brasileira.
O Webinário terá a duração de 4 horas e certificará todos os participantes credenciados.
- O link de acesso será encaminhado por email e estará disponível na sua página de participante deste site.
- Obs: Após encerramento, cada participante receberá em seu email o link de avaliação do webinário que dará direito à certificação.
Comentários