O vice-presidente da Câmara Marcelo Ramos (PL) subiu à tribuna da Casa, nesta quarta-feira (23), para criticar o ministro da Economia, Paulo Guedes. O deputado alega que o ministro estaria tramando contra a ZFM (Zona Franca de Manaus), como retaliação aos senadores amazonenses que participam dos debates na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia.
As críticas são feitas em meio ao debate sobre a MP (Medida Provisória) 1.034/21, que retira a isenção de tributos de petróleos, lubrificantes ou combustíveis líquidos ou gasosos derivados de petróleo exportados para a ZFM. Também retira das empresas que fazem parte da ZFM a isenção do Imposto de Importação desses mesmos produtos. A Câmara dos Deputados aprovou a MP no dia 2 de junho e agora ela está sendo discutida no Senado Federal.
Ramos afirmou que Guedes está “se aproveitando” de reuniões com líderes da indústria para fazer “chantagem” e reduzir IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) da ZFM. “Inimigo declarado da Zona Franca, preconceituoso e desconhecedor da realidade do país. O povo do Amazonas não permitirá essa trama, que ora se dá por preconceito ideológico, politico e econômico”, disse Ramos.
Marcelo Ramos também atribuiu os constantes ataques à ZFM à “retaliação política por conta do protagonismo dos senadores do Amazonas na CPI da Pandemia. “Não foi a Zona Franca que gerou o desastre da politica industrial desse país. Isso é resultado único da sua incapacidade de reduzir o custo Brasil e da sua política atabalhoada de desoneração de imposto de importação, que o senhor tem aplicado na Câmara e na Secretaria do Comércio Exterior”, afirmou Ramos.
Ainda de acordo com o deputado, em 2020 a ZFM faturou R$ 104 bilhões e a estimativa para 2021 é que o faturamento suba para R$ 150 bilhões, o que deve estabelecer mais de 101 mil empregos no Polo Industrial. “Apesar do Paulo Guedes, a Zona Franca vem registrando pujança, como aponta um relatório da Suframa, que prova que este é o mais exitoso modelo desenvolvimento regional do país”, disse.
Fonte: Amazonas Atual
Comentários