Integrante da Equipe de Transição do governo Lula, o deputado federal Marcelo Ramos reafirma que a Reforma Tributária vai implicar em ‘sangramento’ da ZFM. Para ele, “o desafio da próxima bancada de deputados federais é ter capacidade técnica e influência política para mitigar esses danos e reivindicar medidas compensatórias dos danos que não puderem ser mitigados.”
Para a bancada do Amazonas, cada empresa, cada trabalhador e cada faturamento do Polo Industrial de Manaus é importante, não devendo deixar ninguém para trás.
A decisão, anunciada nesta segunda-feira (8), considera o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) inconstitucional e atende recurso da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, impetrada pelo partido Solidariedade.
IPI Alexandre de Moraes
Ramos disse respeitar a religiosidade de todos e que “o presidente pode andar por onde ele quiser”, mas espera boas notícias. “Agora o povo do Amazonas ainda espera que ele venha aqui trazer uma boa notícia que até agora ele não trouxe nenhuma”, afirmou.
Nos comentários, seguidores do ex-presidente manifestaram preocupação com o aumento do desmatamento da Floresta Amazônica para exploração da madeira e minério, caso haja a extinção do modelo econômico que abriga 500 empresas e gera 100 mil empregos diretos.
A nova tecnologia utiliza inteligência artificial para analisar rapidamente imagens de satélite das áreas com incêndios florestais e comparar com registros anteriores do mesmo local.
As autoridades estão fornecendo água potável, hipoclorito de sódio para desinfecção e um bote para auxiliar na locomoção segura das comunidades afetadas pela cheia do Rio Madeira.
Essa técnica substitui substâncias tóxicas e torna a energia solar ainda mais sustentável, pois permite a reciclagem limpa das células, sem prejudicar o meio ambiente.
As iniciativas conjuntas entre a Suframa e o CIEAM se apresentam como um esforço coordenado para consolidar um modelo econômico que respeite as características únicas da Amazônia. A convergência entre governança, inovação, bioeconomia e sustentabilidade representa um novo capítulo na história da Zona Franca de Manaus, apontando para um futuro onde crescimento econômico e preservação ambiental caminham lado a lado.